👶 Com foco na atenção primária à saúde e na redução da mortalidade materna e infantil, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou a entrega de 608 kits de Saúde Pré-Natal no Crato, beneficiando cerca de 18 mil mulheres gestantes em 45 municípios da região do Cariri. A iniciativa integra o projeto De Braços Abertos.
💰 O investimento foi de R$ 2 milhões na aquisição dos kits, que são compostos por tensiômetro, estetoscópio e detector fetal — ferramentas essenciais para aferição da pressão arterial, batimentos cardíacos maternos e monitoramento da frequência cardíaca do bebê ainda no útero.
Expansão e foco na atenção primária
📦 Inicialmente, a entrega contempla 45 municípios do Cariri e 20 do Litoral Leste, mas o governo já prevê a ampliação da distribuição para todo o estado, conforme cronograma da Sesa. Para o governador Elmano de Freitas, a ação é um passo decisivo no fortalecimento do atendimento à gestante na rede pública de saúde.
“Permitindo, assim, um trabalho mais forte dentro do ‘De Braços Abertos’, que fortalece a atenção primária à saúde do Ceará. É mais cuidado, mais prevenção e menos mortalidade infantil”, afirmou o governador.
Resultados e articulação com os municípios
📉 De acordo com a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, a ação representa um reforço estratégico na luta contra a mortalidade materna e infantil, um dos principais desafios da saúde pública brasileira.
“É extremamente importante esse alinhamento com os 184 municípios e estarmos de mãos dadas nessa parceria. Contamos com o apoio do presidente do Cosems, Rilson Andrade. Todos juntos e com o Projeto De Braços Abertos, conseguimos reduzir a taxa de mortalidade infantil, que, em 2024, foi de 9,9% — a menor desde 2017, na região do Cariri. Isso é resultado de um trabalho em conjunto”, destacou.
Sobre o projeto De Braços Abertos
🤝 O De Braços Abertos é uma iniciativa do Governo do Ceará em parceria com:
- Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde)
- Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde)
- Cosems-CE (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará)
- Opas (Organização Pan-Americana da Saúde)
- Umane (associação civil sem fins lucrativos)
- Cesau-CE (Conselho Estadual de Saúde)
📚 O projeto promove a organização de processos de trabalho, educação permanente em saúde e a qualificação de profissionais da atenção primária e especializada, com foco em:
- Estratificação de risco gestacional
- Gestão do cuidado compartilhado
- Aprimoramento do pré-natal
🎯 O objetivo central é reduzir a mortalidade materna e infantil com ações coordenadas, diagnósticos precoces e cuidado integral às gestantes em todo o território cearense.
Por Heloísa Mendelshon
Nenhum comentário:
Postar um comentário