Os preços dos medicamentos sofrerão um reajuste médio inferior ao da inflação, sendo o menor aumento médio registrado desde 2018. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial da União pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O teto do reajuste foi fixado em 5,06%, equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses, mas esse percentual será aplicado a apenas 7% dos remédios.
O reajuste não ocorre de forma automática: ele depende da atualização dos preços pelas empresas farmacêuticas e da reposição dos estoques nas farmácias.
Como ficam os reajustes?
A Cmed divide os medicamentos em três categorias, de acordo com o grau de concorrência no mercado. Os percentuais de aumento são os seguintes:
🔹 Nível 1: 5,06% (7,8% dos medicamentos)
🔹 Nível 2: 3,83% (15% dos medicamentos)
🔹 Nível 3: 2,6% (77,2% dos medicamentos)
Os medicamentos dos níveis 2 e 3 terão os menores aumentos desde 2018. Já os remédios de nível 1, que terão reajuste de 5,06%, terão aumento superior ao de 2024 (4,5%), mas inferior ao de 2023 (5,6%).
Como é feito o cálculo do reajuste?
📌 O aumento nos preços de medicamentos ocorre sempre em 31 de março, conforme previsto na Lei 10.742/2003, que regula o setor.
Para definir os reajustes, a Cmed utiliza a inflação acumulada e três fatores econômicos:
🔸 Fator X – Produtividade do setor farmacêutico.
🔸 Fator Y – Custos não medidos pelo IPCA, como energia e variação cambial.
🔸 Fator Z – Nível de concorrência no setor.
📌 O IPCA acumulado até fevereiro de 2025 foi de 5,06%. A partir disso, a Cmed aplicou os fatores regulatórios e determinou os níveis de reajuste.
No fim de janeiro, a Cmed informou que houve ganho de produtividade de 2,459% no setor, e que o Fator Y ficou negativo (-0,70904), resultando em um impacto zero sobre os preços.
A classificação dos medicamentos segue o critério de concorrência:
🔹 Nível 1: Mercados mais competitivos, sem desconto do Fator X.
🔹 Nível 2: Mercados moderadamente concentrados, com desconto de 50% do Fator X.
🔹 Nível 3: Mercados muito concentrados, com desconto integral do Fator X.
Por Aline Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário