O Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC Horto) comemora seu terceiro aniversário nesta sexta-feira (28) com uma programação cultural diversificada. O evento trará apresentações musicais, expressões da cultura popular, feira de economia criativa, food trucks e um parquinho infantil. Além disso, o público poderá usufruir gratuitamente do teleférico, que funcionará das 11h às 19h.
Com uma curadoria que reflete a trajetória do espaço ao longo dos últimos três anos, a celebração busca conectar fé, cultura e natureza, valorizando artistas locais e promovendo um intercâmbio entre tradições e contemporaneidade.
🔹 Programação cultural
As atividades terão início às 17h com apresentações da cultura popular tradicional, destacando o Reisado Santo Antônio e a Mestra Marinez com o Coco Frei Damião. Representantes dos bairros Frei Damião e João Cabral também participarão do evento, promovendo um intercâmbio de saberes.
Na sequência, o grupo Cantando Marias sobe ao palco para um espetáculo musical que homenageia as Mestras do Cariri, perpetuando as memórias das cantorias da tradição popular.
O reggae também estará presente na festa com a banda Nazirê, liderada por Jordania Martins e Ranny Ramos, reconhecida no cenário musical do Cariri por sua autenticidade no gênero.
O evento contará ainda com o show do multiartista Luiz Fidelis, que trará o tradicional forró cearense para a celebração. Com mais de 200 canções gravadas, Fidelis é uma referência no cenário musical nordestino.
Encerrando a noite, o artista Jaraguá Dub apresenta seu projeto que mescla sonoridades afro-indígenas nordestinas com elementos contemporâneos. Criado por Luiz de Assis, o projeto ganhou reconhecimento internacional e esteve presente no Latin Grammy 2024, levando a sonoridade do Cariri para o mundo.
🔹 Atividades paralelas e exposições
Além das apresentações musicais, o evento contará com uma feira de economia criativa e solidária, espaço gastronômico com food trucks e um parquinho infantil. As atividades acontecerão no estacionamento da Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, estação inferior do teleférico.
Um dos destaques da programação será a exposição do projeto Patrimônio Para Todos, da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, que apresentará os 12 patrimônios culturais da comunidade local, identificados por jovens e adultos em formações realizadas em dezembro de 2024.
Por Nicolas Uchoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário