O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) prendeu, na tarde desta terça-feira (28), um homem suspeito de criação e comercialização ilegal de animais silvestres na zona rural de Juazeiro do Norte. A ocorrência foi registrada por volta das 14h, após uma denúncia levar os policiais até o sítio Chumbada.
No local, as equipes constataram a veracidade da denúncia e encontraram diversos pássaros silvestres mantidos em cativeiro dentro de gaiolas. O responsável pela residência admitiu não possuir autorização para a criação dos animais e recebeu voz de prisão, sendo conduzido à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.
Foram resgatados sete pássaros, sendo uma golinha e seis azulões. O infrator foi autuado com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental, conforme o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A legislação prevê pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa, para quem mantém, comercializa ou cria animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes.
Os pássaros apreendidos foram encaminhados à ONG BiodiverSe, onde passarão por triagem e receberão cuidados veterinários antes de serem reintroduzidos ao habitat natural.
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X
Nenhum comentário:
Postar um comentário