Correios anunciam PDV e concurso para contratar 3,2 mil carteiros ainda este ano

Os Correios anunciaram um concurso público para o preenchimento de 3,2 mil vagas, prioritariamente para o nível operacional de carteiro. Além disso, também foi anunciado um Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

De acordo com o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, desde 2011 a empresa não realiza concurso público. “Os Correios têm uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, mas no primeiro momento as vagas serão preenchidos pelos carteiros, que cobrem todos os municípios do país”.

O edital do concurso deve ser publicado em agosto e o objetivo é fortalecer os pontos de entrega da empresa. A expectativa é de que os novos contratados sejam chamados ainda neste ano, em dezembro. Dentre as mais de 3 mil vagas, haverá também cargos para nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros.

PDV
Segundo Silva dos Santos, o PDV é uma demanda dos servidores da estatal. “Esse pedido é feito pelos próprios funcionários da ECT [Empresa de Correios e Telégrafos] que já estão há bastante tempo na empresa.” O programa ainda precisa ser aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

A proposta prevê que sejam elegíveis os empregados do quadro de pessoal próprio dos Correios que estejam na situação de ativo na data do desligamento e que atendam, cumulativamente, até o último dia do mês anterior ao da data de encerramento das inscrições, aos seguintes requisitos: ter idade maior ou igual a 55 anos e menor que 75 anos; ter tempo de efetivo exercício nos Correios maior ou igual a 25 anos; e pelo menos 36 meses de remuneração, nos últimos 60 meses.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Pefoce: 80 novos peritos e auxiliares de perícia são empossados pelo governador Elmano de Freitas

O governador Elmano de Freitas empossou, nesta segunda-feira (1º), 80 novos servidores para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A chegada dos profissionais representa um acréscimo de 14% no efetivo. São 12 médicos peritos legistas; cinco peritos legistas; 40 peritos criminais; 23 auxiliares de perícia. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Elmano destacou a importância do reforço na Pefoce no combate à criminalidade. “É uma alegria dar posse a todos esses servidores. A chegada dos peritos e auxiliares de perícia é muito importante para a elucidação de diversos crimes. Um dos grandes desafios que temos é na elucidação, encontrar responsáveis. Só podemos fazer isso com inteligência e perícia técnica. Tenho certeza que isso vai ajudar bastante no combate à criminalidade”, disse.

Os servidores serão lotados e distribuídos na Capital e no Interior, nas quatro coordenadorias da Pefoce. O curso de formação dos empossados teve início em fevereiro deste ano, sendo encerrado no último mês de maio.

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá ressaltou que o desafio na temática da segurança pública é significativo, mas a chegada de novos servidores é fundamental no combate à criminalidade. “O desafio contra a violência é algo permanente. O tempo todo temos que nos debruçar sobre o que está acontecendo, sempre fortalecendo o Sistema de Segurança e também o Sistema Judiciário. Temos trabalhado pela integração do sistema. O desafio é gigantesco e isso nos motiva cada vez mais. Em momento algum iremos recuar”, afirmou.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2024 terminam nesta segunda-feira (1º)

Termina nesta segunda-feira (1º), o prazo para inscrições nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024. Estudantes já matriculados em faculdades participantes do programa podem se inscrever gratuitamente.

O Fies é uma iniciativa do governo federal que oferece financiamento para o pagamento de mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas. Para participar, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e atender a critérios de renda máxima.

Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas até as 23h59 desta segunda-feira no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessar o sistema, é necessário utilizar os dados da conta gov.br, o login único dos serviços digitais do governo federal. Durante o cadastro, os candidatos devem fornecer informações sobre a composição do grupo familiar e dados de contato.

Resultado e próximos passos
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 4 de julho. Aqueles que não forem pré-selecionados na chamada única serão automaticamente inscritos na lista de espera. Os pré-selecionados deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para validar as informações declaradas na inscrição entre os dias 5 e 8 de julho. A documentação necessária pode ser entregue de forma física ou digital, conforme as regras de cada faculdade.

Após validar as informações na CPSA, os participantes têm até 10 dias para confirmar os dados com o banco que financiará suas mensalidades. Estudantes inscritos no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até meio salário mínimo estão dispensados de comprovar renda familiar junto à CPSA, mas devem comprovar outras informações.

Confira, abaixo, as datas do Fies 2024 para vagas remanescentes:
  • Inscrições: 27/06 a 01/07
  • Resultado: 04/07
  • Comprovação das informações dos pré-selecionados: 05 a 08/07
  • Resultado da lista de espera: 15/07

O que é o Fies?
O Fies é um programa do governo federal que facilita o acesso ao ensino superior em instituições particulares por meio do financiamento das mensalidades. O Ministério da Educação (MEC) abre inscrições para o Fies duas vezes ao ano, tanto para novos ingressantes quanto para vagas remanescentes destinadas a estudantes já matriculados. A participação no programa depende da adesão das instituições de ensino.

Por Nicolas Uchoa

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Programa vai distribuir gratuitamente 6 mil coleiras antiparasitárias em todo o Ceará

A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) em parceria com o Instituto Centec, lança na próxima sexta-feira (5), o programa de encoleiramento e proteção animal ProtegePet. A ação tem o intuito de distribuir de forma gratuita 6 mil coleiras antiparasitárias em um dia, de forma simultânea, por meio das unidades da rede Centec presentes em 34 municípios do Ceará.

As coleiras serão destinadas aos animais de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que não têm condições de comprar o item.

A coleira antiparasitária é um método de controle de ectoparasitas em cães que possui agentes químicos em sua composição capazes de combater e prevenir a infestação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Por essa razão, o correto uso da coleira aliado às boas práticas de higiene sanitária se mostram uma importante ferramenta na prevenção de doenças como a Leishamniose, zoonose de extrema relevância a nível nacional e endêmica em nossa região.

O Ceará é o primeiro estado do Brasil a implementar uma ação de encoleiramento gratuito para os animais, garantindo uma melhor qualidade de vida para os animais e suas comunidades.

“O Centec, em conjunto com a Sepa, está na vanguarda desta iniciativa. Temos que começar as políticas de proteção animal de algum ponto. A coleira tem seis meses de validade, garantindo proteção aos bichinhos”, enfatizou Estevão Romcy, secretário da Sepa.

Na ocasião, também será realizada uma Pesquisa Amostral que visa estimar o quantitativo de animais cadastrados em todo o estado. Além disso, os tutores dos animais receberão orientações sobre os cuidados com a saúde dos seus bichinhos, com mobilização de toda a rede de proteção animal dos municípios participantes.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Portabilidade da dívida do cartão de crédito poderá ser realizada a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (1º), os donos de cartão de crédito poderão transferir o saldo devedor da fatura para uma instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação. É que entra em vigor uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) - aprovada em dezembro do ano passado - que busca diminuir o endividamento e melhorar a capacidade de o consumidor se planejar.

A resolução é a mesma que, desde janeiro, limitou os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida. Não estava prevista na lei do programa Desenrola a portabilidade do saldo devedor da fatura que foi aprovada na última reunião do CMN do ano passado.

Operação de crédito
A medida também vale para os demais instrumentos de pagamento pós-pagos, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. A proposta da instituição financeira deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada (que reestruture a dívida acumulada). Além disso, a portabilidade terá de ser feita de forma gratuita.

Caso a instituição credora original faça uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter o mesmo prazo do refinanciamento da instituição proponente. Segundo o Banco Central (BC), a igualdade de prazos permitirá a comparação dos custos.

Transparência
O CMN também aumentou a transparência nas faturas do cartão de crédito. Também a partir de hoje, as faturas deverão trazer uma área de destaque, com as informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito.

As faturas também deverão ter uma área em que sejam oferecidas opções de pagamento. Nessa área deverão estar especificadas apenas as seguintes informações: valor do pagamento mínimo obrigatório; valor dos encargos a serem cobrados no período seguinte no caso de pagamento mínimo; opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar; taxas efetivas de juros mensal e anual; e Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

O CMN também obrigou as instituições financeiras a enviar ao titular do cartão a data de vencimento da fatura por e-mail ou mensagem em algum canal de atendimento. O aviso terá de ser remetido com pelo menos dois dias de antecedência.

Por fim, as faturas terão uma área com informações complementares. Nesse campo, devem estar informações como lançamentos na conta de pagamento; identificação das operações de crédito contratadas; juros e encargos cobrados no período vigente; valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas; identificação das tarifas cobradas; e limites individuais para cada tipo de operação, entre outros dados.
 
Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

01 de julho

1858 - A Teoria da evolução de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace é apresentada pela primeira vez, diante de um grupo de naturalistas, na Linnean Society of London.
1967 - Entra em vigor o Tratado de Bruxelas, unificando a Comunidade Econômica Europeia, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e a Comunidade Europeia da Energia Atómica.
2002 - É estabelecido o Tribunal Penal Internacional em Haia, nos Países Baixos.

Nasceram neste dia…
1920 - Amália Rodrigues, fadista e atriz portuguesa (m. 1999).
1961 - Diana, Princesa de Gales, primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales (m. 1997).
1991 - Jade Barbosa (foto), ginasta brasileira.

Morreram neste dia…
1109 - Afonso VI, rei de Leão, de Castela, da Galiza e de Toledo (n. 1040).
1925 - Erik Satie, compositor francês (n. 1866).
1974 - Juan Perón, político argentino (n. 1895).

Fonte: Wikipédia

Após dois anos, Aneel volta a adotar bandeira amarela na conta de luz em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).

"Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas", afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Polícia Civil incinera mais de duas toneladas de drogas apreendidas no Ceará

A Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia de Narcóticos (Denarc), realizou, na manhã desta sexta-feira (28), uma incineração de mais de duas toneladas de drogas apreendidas em ações policiais de 2018 até este ano. A queima do material ocorreu em uma cerâmica, situada no município de Aquiraz. Essa é a segunda incineração de materiais ilícitos coordenada pela Denarc, este ano, em que resultou em mais de três toneladas de drogas queimadas.

No total, foram mais de 1,5 tonelada de maconha, mais de 82 quilos de crack, 295 quilos de cocaína, mais de 10 quilos de pó branco, 35 garrafas de loló que resulta em 61 quilos, 193 gramas de haxixe, um pote de creatina, 39 unidades de LSD, dez unidades de ecstasy, 1.604 unidades de artane e 69 unidades de comprimidos.

Os entorpecentes, que foram incinerados após autorização judicial, fazem parte de 702 inquéritos policiais instaurados entre os anos de 2018 e 2024. O material ilícito foi apreendido a partir de ações ocorridas em Aquiraz, Boa Viagem, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Itarema, Iguatu, Jaguaretama, Jucás, Pacajus, São Gonçalo do Amarante, Tianguá e Viçosa do Ceará.

Incineradas em 2024
A primeira incineração de drogas realizada pela Polícia Civil do Ceará, em 2024, ocorreu no dia 26 de abril. Na ocasião, foram queimados mais de uma tonelada de entorpecentes. O material havia sido apreendido em ações policiais entre os anos de 2021 e 2023. Só este ano, foram incinerados mais de três toneladas de drogas. O montante ultrapassa o total de drogas incineradas em 2023, onde foram realizadas queimas de mais de 2,7 toneladas durante todo o ano.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Fies: inscrições para vagas remanescentes terminam nesta segunda-feira (1º)

As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2024 podem ser feitas até esta segunda-feira (1º) exclusivamente pela internet, por meio do sistema Fies Seleção, disponível no Portal Acesso Único do MEC.

De acordo com o Edital 19/2024, que trata do processo de oferta e ocupação de vagas remanescentes do Fies, o resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 4 de julho, constituído de chamada única e de lista de espera.

“As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Elas são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram”, informou o Ministério da Educação.

Segundo o MEC, os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de “cursando” no momento da inscrição no Fies ou devem ter cursado o referido semestre com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.

CadÚnico
Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Nesses casos, também será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.

Entenda
O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de julho de 2001. A proposta é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Os cursos devem ser ofertados por instituições de educação superior privadas participantes do programa, bem como ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

30 de junho

1911 - É apresentada oficialmente a Bandeira de Portugal, sendo aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte de 1911.
1997 - O Reino Unido transfere o poder sobre Hong Kong, sob domínio britânico desde 1945, para a República Popular da China.
2002 - A Seleção Brasileira de Futebol vence a Copa do Mundo de Futebol de 2002, tornando-se na primeira seleção a conquistar o pentacampeonato.

Nasceram neste dia…
1921 - Omar Cardoso, astrólogo e sociólogo brasileiro (m. 1978).
1966 - Mike Tyson, pugilista estado-unidense.
1975 - Ralf Schumacher, piloto alemão.

Morreram neste dia…
1785 - James Oglethorpe, militar britânico (n. 1696).
1961 - Lee De Forest, inventor estado-unidense (n. 1873).
2002 - Chico Xavier (foto), médium e escritor brasileiro (n. 1910).

Fonte: Wikipédia

AddThis