Alunos da rede pública do Ceará batem recorde de aprovação no ensino superior em 2023

No Ceará, 22.531 estudantes da rede estadual ingressaram em instituições públicas e privadas de Ensino Superior em 2023. Os números, que demonstram aprovação recorde, foram apresentados pelo governador Elmano de Freitas nesta quinta-feira (6), no lançamento do Enem Chego Junto, Chego Bem 2024, no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE), em Fortaleza. 

O índice de aprovados tem apresentado um salto nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, o número de aprovados foi de 18.529. O recorde anterior de aprovados tinha sido 21.217 em 2019.

“O sonho que esses estudantes têm [de ingressar no Ensino Superior] é também dos pais e dos amigos. Mas também é dos professores, dos gestores. Quando esses estudantes ingressam na universidade, também realizam o nosso sonho. Eu nasci em Baturité, tive que sair de casa aos 15 anos para estudar em Fortaleza, para cursar Direito na Universidade Federal do Ceará. Por isso, temos muito orgulho de acompanhar os passos dos nossos estudantes”, declarou Elmano de Freitas, reafirmando o compromisso com a universalização do ensino em tempo integral na rede estadual.

Um exemplo dos aprovados em 2023 é Karla Emanuelly Lima, de 17 anos, que hoje cursa o primeiro semestre em Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC). Karla é egressa do curso de Informática na Escola Estadual de Educação Profissional José Vidal Alves, em Canindé.

“A minha dedicação vem desde que eu era criança. Eu acredito que a constância foi o meu diferencial. Um pouquinho sempre, mas sempre estava estudando”, ressalta. A recompensa, então, veio logo após o primeiro Enem. “Eu fui aluna do Enem Mix, usei a plataforma, fui uma das ganhadoras do concurso de redação Enem Chego Junto, Chego a Mil em 2023. E no final consegui ser aprovada no curso que eu desejava desde que eu me entendo por gente”, conta Karla.

Enem Chego Junto, Chego Bem
Nesta quinta, também foi lançado o Enem Chego Junto, Chego Bem 2024. A iniciativa, desenvolvida desde 2012, mobiliza e prepara os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Enem, cujas provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Com precipitações irregulares e mais concentradas no norte do Estado, quadra chuvosa termina acima da média

A quadra chuvosa do Ceará, que compreende o período entre fevereiro e maio, terminou acima da média em 2024. Com acumulado de 764 milímetros no estado como um todo, o desvio positivo foi de 25,4%, considerando que a normal climatológica para o quadrimestre é de 609,2 mm.

Os dados positivos têm relação direta com as precipitações entre fevereiro e março, principalmente. Nestes meses, os acumulados foram mais expressivos, puxando o acumulado final para cima. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o primeiro apresentou um desvio de quase 100%, já o segundo, de 13%.

Nesta quadra, apesar de chuvas acima da normalidade, a porção central do estado, como a macrorregião do Sertão Central e Inhamuns, apresentou relativa escassez. Diferentemente do Litoral de Fortaleza, por exemplo, que acumulou 1.253,2 mm (51,2% acima da média), aquela teve 583 mm.

As precipitações do quadrimestre tiveram influência, principalmente e como de costume, da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que esteve próxima à costa norte do Nordeste devido a águas mais quentes no oceano Atlântico Tropical, colaborando para acumulados expressivos.

“Neste ano, a gente teve essa condição totalmente atípica, excepcional e anômala, que nunca tinha sido observada no Atlântico e isso acabou influenciando na ocorrência das chuvas no estado”, reforça Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Em janeiro, a Funceme havia apresentado maior chance de precipitações abaixo da normalidade. Mesmo considerando que o prognóstico indica todas as possibilidades, havia maior expectativa para acumulados menores, principalmente devido à força do El Niño, que historicamente costuma interferir relativamente nas chuvas no Ceará.

“E por que as previsões não refletiram isso? É importante destacar que elas são desenvolvidas a partir do conhecimento prévio de os modelos numéricos têm sobre clima, atmosfera, oceanos e como isto afeta as condições futuras, porém, esse padrão observado em 2024 não tinha sido visto ainda (águas do Atlântico superaquecidas). Os modelos não estavam prontos para perceber como isso poderia suplantar o El Niño que estava presente. Todos os modelos, em sua unanimidade, deram indicativos de chuvas abaixo da média’, explica Sakamoto.

Irregularidade
Com as chuvas mais concentradas no norte do estado e no início da quadra, os meses de abril e maio apresentaram acumulados menos expressivos, tendo áreas do Ceará com precipitações abaixo da normalidade. No último mês da quadra, somente os litorais de Fortaleza e do Pecém apresentaram chuvas acima da normalidade, ficando Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns com acumulados pouco expressivos.

Açudes
O aporte hídrico foi positivo também. O Ceará tem, neste momento, 44 açudes sangrando e 37 com volumes acima dos 90%. Os reservatórios com os melhores índices estão localizados nas bacias Metropolitana, Curu e Litoral.

O Castanhão, principal açude do estado, começou a quadra deste ano com cerca de 24% do seu volume total e hoje está com 36%.

Mesmo com a boa perspectiva, é necessário prudência, visto que o Ceará fica em uma região semiárida.

“Nem sempre chuva resulta em aportes. As chuvas, mesmo na média ou até acima da média, carecem de constância e precisam cair no lugar certo para gerar escoamento e, consequentemente, aportes”, diz Yuri Castro, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Dentro da política de Recursos Hídricos, o estado, através da Cogerh, planeja a operação dos seus reservatórios de acordo com os volumes registrados ao fim da quadra chuvosa. Para isso, são feitas reuniões com os colegiados dos Comitês de Bacias e realizadas simulações dos cenários de uso da água em cada região do Ceará, são as chamadas alocações negociadas de águas, realizadas de forma participativa com representações da sociedade.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vacina contra a dengue será enviada para mais 23 municípios do Ceará; saiba quais

O Ceará recebeu, nesta quinta-feira (6), um total de 11.349 doses da vacina contra a dengue, destinadas a 23 municípios. A entrega faz parte da segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença e, conforme anunciado pelo governador Elmano de Freitas (PT), as doses devem ser aplicadas ainda em junho.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, Elmano explicou que os municípios contemplados estão localizados na Região de Saúde do Cariri, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. "As novas doses correspondem a 25% da meta de crianças e adolescentes cearenses com idades entre 10 e 14 anos. O imunizante será disponibilizado logo após o treinamento dos profissionais de saúde nos municípios, que ocorrerá ainda neste mês de junho", detalhou Elmano.

Elmano de Freitas destacou a importância da vacinação para a saúde pública, afirmando que "a vacinação é muito importante para a redução do número de casos da doença".

O governador também alertou a população para a necessidade de manter os cuidados preventivos contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Ele enfatizou a importância de eliminar possíveis focos do mosquito para evitar a proliferação da doença.

As doses da vacina serão distribuídas entre os seguintes municípios:

    1. Acopiara
    2. Altaneira
    3. Antonina do Norte
    4. Araripe
    5. Assaré
    6. Campos Sales
    7. Cariús
    8. Catarina
    9. Crato
    10. Deputado Irapuan Pinheiro
    11. Farias Brito
    12. Iguatu
    13. Jucás
    14. Mombaça
    15. Nova Olinda
    16. Piquet Carneiro
    17. Potengi
    18. Quixelô
    19. Salitre
    20. Santana do Cariri
    21. Saboeiro
    22. Tarrafas
    23. Várzea Alegre

Por Nicolas Uchoa

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Instituto Centec abre inscrições para vestibular e processo seletivo das Fatecs e CVTecs

Estão abertas as inscrições para o vestibular e processo seletivo dos cursos técnicos e superiores de Tecnologia ofertados pelas unidades do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e mantidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Ao todo, são ofertadas 385 vagas, com aulas presenciais. Os cursos superiores de Tecnologia serão realizados na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central. São 90 vagas distribuídas entre os cursos de Tecnologia em Alimentos e em Gestão do Agronegócio.

Já os cursos técnicos de nível médio acontecem nas Fatecs Cariri e Sertão Central e nos Centros Vocacionais Técnicos (CVTecs) Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante. As 295 vagas estão distribuídas entre os cursos técnicos em Eletrotécnica; Mecânica; Panificação; Alimentos com Ênfase em Leite e Derivados; Gastronomia; Meio Ambiente; Eletromecânica e Metalurgia.

As inscrições são gratuitas e exclusivamente online no site. O prazo final é dia 21 de junho. Os editais estão disponíveis no site com todas as informações sobre os cursos, as unidades e os requisitos necessários para a inscrição.

Para ingresso nos cursos técnicos, o critério utilizado será a análise do histórico escolar do Ensino Fundamental (se o aluno for cursar os Ensinos Médio e Técnico ao mesmo tempo – modalidade concomitante) ou do histórico escolar do Ensino Médio (para alunos que já têm o Ensino Médio completo ou estão concluindo o 3º ano do Ensino Médio – modalidade subsequente).

Já para os cursos superiores de Tecnologia, os candidatos realizarão prova com questões de múltipla escolha e redação, que será aplicada no dia 30 de junho.

Serviço:

Vestibular e processo seletivo para os cursos técnicos e superiores de Tecnologia das Fatecs Cariri e Sertão Central e dos CVTecs Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante
Inscrições até 21 de junho pelo site
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Dia D nacional de vacinação contra poliomielite ocorre neste sábado (8), no Ceará

No próximo sábado (8), ocorre o Dia D nacional de vacinação contra poliomielite em todo o País. No Ceará, as ações estratégicas realizadas entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e municípios visam alcançar no mínimo 95% do público-alvo: crianças menores de cinco anos de idade. Os imunizantes estão disponíveis em mais de 2.500 salas de vacinação no território estadual.

“As doses da vacina contra a paralisia infantil já estão disponíveis nos postos de saúde desde 25 de maio. O Dia D tem o objetivo de alcançar o máximo de pessoas em um curto intervalo de tempo. É fundamental que mães e pais levem os filhos para se vacinar, basta conferir a programação do seu município e verificar o local de vacinação mais próximo da sua residência”, destaca a  titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges.

Karine ressalta ainda a importância de levar as crianças aos postos de saúde, mesmo que os responsáveis acreditem que elas já tenham o esquema vacinal completo. “Porque os profissionais de saúde irão fazer uma checagem para dar o reforço da vacina, caso seja necessário, e também conferir se as demais vacinas do calendário estão em dia”, pontua.

PNI no combate a Poliomielite
O Programa Nacional de Imunização Brasileiro (PNI), criado em 1975, é referência mundial e pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é um dos poucos países que oferecem de maneira universal um rol extenso e abrangente de imunobiológicos.

As doses da vacina contra a paralisia infantil já estão disponíveis nos postos de saúde desde 25 de maio

A poliomielite, doença imunoprevenível de grande importância em saúde pública, está incluída no calendário nacional pelas sequelas permanentes, como a paralisia dos membros inferiores, e risco de morte. Ela é causada pelos poliovírus 1, 2 e 3. A proteção vacinal contra o vírus está disponível nos 184 municípios cearenses.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Centro Cultural do Cariri lança edital para seleção de apresentações artísticas

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo abriu inscrições, nesta quarta-feira (5), para o II Edital de Apresentações Artísticas. A iniciativa busca promover uma programação cultural aberta, diversa, democrática, acessível e gratuita.

Em sua segunda edição, a chamada pública acontece em consonância com o aditivo do contrato de gestão do equipamento e as propostas selecionadas se apresentarão entre os meses de julho e outubro, período de vigência do contrato. Através da convocatória, serão selecionadas 22 propostas do campo das artes cênicas e da música, para compor a programação do Centro Cultural.

Podem participar artistas, grupos e coletivos nascidos e/ou residentes no Ceará, sendo obrigatório ser pessoa jurídica e ter um representante legal acima de 18 anos. Cada proponente poderá inscrever até duas propostas, mas apenas uma será selecionada.

As propostas podem ser das seguintes linguagens e formatos: nas artes cênicas, incluem teatro infantil e adulto, teatro de rua, teatro de bonecos, circo, dança, performances, intervenções e outros formatos adaptados a espaços alternativos; na música, incluem shows, recitais e instrumental solo, duo ou trio.

A inscrição deve ser realizada por meio de uma ficha online na plataforma do Mapa Cultural do Ceará, até às 23h59 do dia 24 de junho. Na avaliação serão considerados critérios como a diversidade de gêneros, estilos e movimentos artísticos, avaliando também se a proposta inscrita está de acordo com os objetivos e todas as exigências do edital.

A banca de avaliação será composta por profissionais do Instituto Mirante de Cultura e Arte e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, especialistas em suas áreas de formação e produção artística, através das gerências de Ação Cultural, Teatro e Direção Executiva da Instituição.

O resultado final com a lista de proponentes classificados será publicado nas redes oficiais do Instituto Mirante de Cultura e Arte e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo no dia 3 de julho.

Cronograma do edital

05 de junho: Lançamento do edital
05 a 24 de junho: Período de inscrições
26 de junho a 01 de julho: Análise e seleção das propostas
08 de julho: Publicação do resultado final
03 e 04 de julho: Recursos
05 e 06 de julho: Análise dos recursos
02 de julho de 2024: Publicação do resultado preliminar

Serviço:

II Edital Apresentações Artísticas do Centro Cultural do Cariri
Período de inscrições: 05 a 24 de junho
Link para inscrições e edital: https://mapacultural.secult.ce.gov.br

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7); saiba como se inscrever

Termina nesta sexta-feira (7), o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A data também é o limite para os candidatos solicitarem atendimento por nome social e especializado. As provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro.

Os participantes que não obtiveram isenção deverão pagar a taxa de inscrição de R$ 85. O boleto está disponível na Página do Participante e pode ser quitado via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. O prazo final para o pagamento é 12 de junho. Para pagar por Pix, os candidatos devem escanear o QR code presente no boleto.

O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil. A nota do exame permite a candidatura a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas. Além disso, os resultados do Enem podem ser utilizados para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem também é uma opção para quem deseja estudar no exterior. “Convênios firmados entre o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e instituições portuguesas garantem acesso facilitado às notas dos interessados em cursar a educação superior em Portugal”, informou a pasta.

Rio Grande do Sul tem prazo extra devido às enchentes
Os moradores do Rio Grande do Sul, afetados pelas recentes enchentes, terão um prazo adicional para se inscrever no Enem. Segundo o Ministério da Educação, será estabelecido um novo calendário para esses candidatos, que também terão isenção da taxa de inscrição garantida, inclusive nos casos de justificativa de ausência reprovada na edição de 2023.

Para os demais candidatos, os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa foram divulgados em 24 de maio, mesma data em que foram liberados os resultados dos recursos referentes às justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos que estavam isentos da taxa.

Programa Pé-de-meia incentiva participação dos alunos
Os estudantes do terceiro ano que participam do programa Pé-de-meia e comparecerem aos dois dias de prova do Enem receberão um bônus de R$ 200. O valor será depositado na conta-poupança onde os alunos já recebem os benefícios do programa.

Datas e horários das provas
Nos dias de aplicação do Enem, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começarão às 13h30.

No primeiro dia, os candidatos responderão às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e ciências humanas e suas tecnologias, com término às 19h. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com encerramento às 18h30.

O gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro, e o resultado final do Enem 2024 está previsto para 13 de janeiro de 2025.
 
Por Heloísa Mendelshon

Fonte: Revista Cariri

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

07 de junho

1494 - Os reinos de Portugal e de Castela assinam o Tratado de Tordesilhas dividindo entre si o Novo Mundo.
1929 - A Cidade do Vaticano torna-se um Estado soberano com a assinatura do Tratado de Latrão.
1991 - O Monte Pinatubo entra em erupção, originando uma coluna de 7 km de cinzas.

Nasceram neste dia…
1491 - Jacques Cartier, explorador francês (m. 1557).
1848 - Paul Gauguin, pintor francês (m. 1903).
1981 - Anna Kournikova (foto), ex-tenista russa.

Morreram neste dia…
1329 - Roberto I, rei da Escócia (n. 1274).
1954 - Alan Turing, matemático britânico (n. 1912).
1989 - Paulo Leminski, poeta brasileiro (n. 1944).

Fonte: Wikipédia

AddThis