CBF suspende Brasileirão a pedidos de 15 clubes devido a tragédia no Rio Grande do Sul

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão das 7º e 8º rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, o Brasileirão, por causa das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Os jogos estavam marcados para os dois próximos finais de semana. O período de suspensão - de 19 a 27 de maio - coincide com o anunciado pela CBF na semana passada, que contemplava apenas partidas de times gaúchos (feminino e masculino) em todos os campeonatos nacionais.

A medida foi tomada após a entidade receber pedido de 15 dos 20 times que participam da competição e da Federação Gaúcha de Futebol. 

Os clubes que apresentaram a solicitação foram: Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Vitória, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo, Sport Club e Vasco da Gama.

Segundo a entidade, cinco clubes foram contra a paralisação da Série A nas rodadas 7 e 8: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Bragantino.

A entidade afirma ainda que o Conselho Conselho Técnico Extraordinário da Série A se reunirá no dia dia 27 de maio. Entre as questões serem debatidas, estão a deliberação de aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas. 

Na última sexta (10), o Ministério do Esporte já tinha feito um pedido formal à CBF pelo adiamento do Campeonato Brasileiro, em razão das enchentes que assolam o estado gaúcho desde o final de abril. Na solicitação, o ministério cita o fato de o Rio Grande do Sul enfrentar uma “tragédia” que mobiliza todo o país, que está “envolvido no apoio aos jogadores e familiares, bem como a toda a população daquela região”.

De acordo com a CBF, os demais torneios continuam sem mudança no cronograma. Já as disputas dos clubes gaúchos estão suspensas até o dia 27 de maio.

No comunicado de hoje, a confederação se solidariza com os atingidos pela tragédia no Rio Grande do Sul. "Como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário", afirma.
 
Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta de aumento salarial que varia entre 13,3% e 31% até 2026. No entanto, esses aumentos só começariam a ser aplicados em 2025.

Os percentuais de reajuste não serão mais unificados e variarão conforme a categoria. Os professores com salários mais altos terão um aumento mínimo de 13,3%, enquanto os que ganham menos receberão um reajuste máximo de 31%. De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), essa é a última oferta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para os professores de ensino superior.

Levando em conta o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o aumento total, segundo o MGI, será entre 23% e 43% no período de quatro anos. A pasta ressaltou que o governo melhorou a oferta em todos os cenários e que os professores terão um aumento acima da inflação estimada em 15% entre 2023 e 2026.

A proposta anterior incluía um reajuste zero em 2024, 9% em 2025 e 3,5% em 2026. Com o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal no ano passado, o aumento total acumulado em quatro anos seria de 21,5%.

Com a nova proposta, o Andes realizará novas assembleias para decidir a resposta até o próximo dia 27. Inicialmente, os professores esperam uma contraproposta ao pedido de reajuste salarial de 22,71%, com pagamento ainda no segundo semestre deste ano.

Além disso, os professores demandam que o governo reponha o orçamento das universidades federais e revogue normas prejudiciais à carreira docente, implementadas no governo anterior. Na terça-feira (21), o MGI se reunirá com os técnicos administrativos das instituições de ensino superior, que estão em greve desde o início de março, para apresentar uma proposta.

Por Bruno Rakowsky

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Sertão Vivo: agricultura familiar terá investimento de R$ 251 milhões por meio do programa

Em evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza, nesta quarta-feira (15), o governador Elmano de Freitas anunciou investimento de R$ 251,6 milhões para o desenvolvimento da agricultura familiar do Ceará. Os valores chegam ao estado por meio do Programa Sertão Vivo, iniciativa em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A ação irá beneficiar 63.111 famílias e a produção rural em 72 municípios com alta vulnerabilidade social, climática, hídrica ou alimentar.

Elmano de Freitas destacou a importância da chegada de cada vez mais recursos para o desenvolvimento de todas as áreas do estado. “O que estamos aqui fazendo significa a mudança e a qualidade de vida de milhares de cearenses. A nossa fala hoje é de muito agradecimento pela decisão do BNDES de apoiar os nove estados do Nordeste. Com isso, poderemos avançar no nosso projeto de desenvolvimento. Agora é colocar a mão na massa, preparar os processos e que nos interessa é que o povo cearense possa melhorar cada vez mais a sua qualidade de vida. Estamos dando um passo muito importante para alavancar ainda mais a agricultura familiar do Ceará”, disse.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) é a executora do projeto. Ematerce, secretarias municipais de Agricultura, universidades, movimentos e organizações sociais, também estarão diretamente envolvidos na execução.

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, afirmou que os recursos são fundamentais para resolver os problemas de hoje e também resguardar as famílias para o futuro. “Hoje estamos aqui em nome do presidente Lula. Ele disse que o BNDES precisava fazer algo pelo povo do Nordeste, do Sertão. Com os desafios ainda maiores para quem vive no semiárido, com os problemas climáticos, precisamos nos antecipar e dar recursos hídricos para que todas essas pessoas possam se resguardar. Estamos aqui hoje para fortalecer essa terra fantástica, lutadora e que vem se desenvolvendo cada vez mais”, comentou.

Os municípios contemplados serão: Acarape, Acaraú, Aiuaba, Alto Santo, Apuiarés, Aracoiaba, Aratuba, Arneiroz, Barreira, Barroquinha, Baturité, Bela Cruz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Capistrano, Caridade, Carnaubal, Chaval, Chorozinho, Croatá, Cruz, Ererê, General Sampaio, Granja, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Ibiapina, Ipu, Iracema, Irauçuba, Itapajé, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Marco, Martinópole, Miraíma, Morada Nova, Morrinhos, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palhano, Palmácia, Parambu, Paramoti, Pentecoste, Pereiro, Potiretama, Quiterianópolis, Quixeré, Redenção, Russas, São Benedito, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Tururu, Ubajara, Umirim, Uruburetama, Uruoca e Viçosa do Ceará.

O Sertão Vivo irá permitir implantar sistemas de produção resilientes a mudanças climáticas e construir reservatórios de água para uso na lavoura, como cisternas-calçadão, barreiros trincheira e barragens subterrâneas. As ações estão alinhadas às diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do estado e ao seu planejamento de longo prazo (Ceará 2050), que, em seus eixos e programas, enfatizam a redução da pobreza rural, o acesso à água, a elevação do padrão de vida dos agricultores familiares, a inclusão socioeconômica e a sustentabilidade ambiental.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Profissional autônomo é morto a tiros no Bairro Romeirão, em Juazeiro do Norte

Na tarde desta quarta-feira (15), José Flávio Santos da Silva, um trabalhador autônomo de 21 anos, foi mortalmente atingido por disparos de arma de fogo no Bairro Romeirão, em Juazeiro do Norte. De acordo com informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), o incidente ocorreu na Rua Todos os Santos, próximo à Avenida Aracaju.

Segundo relatos de testemunhas à Polícia, por volta das 13 horas, José Flávio, que morava na Rua Todos os Santos, número 2063, foi baleado e socorrido em estado grave e inconsciente, com um ferimento à bala no lado esquerdo do tórax. Ele foi rapidamente levado ao Hospital Regional do Cariri, onde recebeu atendimento médico de emergência. No entanto, por volta das 15h30, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Um familiar informou à polícia que, enquanto era socorrido, José Flávio mencionou os nomes dos supostos agressores: William Calcinha e Fernandinho Zarolho. Testemunhas também relataram que os suspeitos estavam em um Volkswagen Fox azul escuro, cuja placa não foi anotada.

A polícia revelou que José Flávio tinha antecedentes criminais por violação ao Estatuto do Desarmamento (Lei 10826, Artigo 12) e à Lei de Entorpecentes (Lei 11343, Sisnad, Artigo 28).

Cerca de uma hora e meia após o crime, a viatura CP 82 da Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência na Avenida Salgueiro, também no Bairro Romeirão. Lá, em frente ao número 342, encontraram um Honda Civic dourado, placas HXM-8965 de Brejo Santo-CE, crivado de balas e abandonado.

A equipe da Subagência de Inteligência (SAI) do 2° BPM já estava no local e fez buscas no interior do veículo. Segundo o CIOPS de Juazeiro do Norte, é provável que o carro estivesse sendo dirigido por José Flávio quando ele foi baleado.

O oficial militar responsável pelo policiamento do dia esteve no local e foi até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, acionando a divisão de homicídios para dar seguimento à investigação do caso, já que o veículo estava diretamente relacionado ao homicídio. A Polícia continua a busca pelos suspeitos e investiga as circunstâncias do crime.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Centro Cultural do Cariri homenageia o legado da Beata Maria de Araújo em programação especial

Celebrando o aniversário da Beata Maria de Araújo, protagonista do “Milagre de Juazeiro”, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato, integra a programação da 1ª Semana Maria de Araújo, que acontece de 20 a 24 de maio, junto do Instituto Beata Maria de Araújo e o Movimento Pró-memória da Beata Maria de Araújo.

Em 22 de outubro de 1930, o túmulo da Beata Maria de Araújo foi violado e até hoje não há uma resposta oficial sobre a ordem do mandato de abertura ou onde encontram-se seus restos mortais. Nessa perspectiva, no dia 23 de maio, o Centro Cultural recebe a exibição e roda de conversa: "Onde estão os restos mortais da Beata?", com Álisson Flor e a equipe da produtora Candieiros, na Sala de Formação 01, às 18h.

Apresentando o monólogo "Maria de Araújo e o milagre de Juazeiro Do Norte", Rafa Moraes confronta temas como racismo, sexismo, intolerância e perseguição religiosa e política, culminando no desfecho trágico da beata, que mesmo após sua morte, foi brutalmente violentada. A atividade acontece no dia 25, às 19h, no Bosque.

Quem foi a Beata Maria de Araújo
Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo nasceu na antiga Joaseiro, em 24 de maio, o ano exato de seu nascimento permanece uma incógnita para os pesquisadores. Cresceu em meio às oficinas de trabalho e salas de oração, construindo vida debaixo do silêncio da oficialidade. Artesã, costurava bonecas de pano e ensinava o ofício para outras crianças do povoado, lugar que também trabalhava como doceira, lavadeira e chegou até a contar tijolos em uma olaria.

Aos 22 anos, passou a exercer os hábitos de freira após um retiro espiritual realizado por Padre Cícero Romão Batista e Padre Vicente Sóter. Ali a mulher entregou-se à andança missionária. Em 1889, durante uma missa celebrada pelo Padre Cícero, a Beata recebeu hóstias que se transformavam em sangue na boca, tornando-se o pilar que une até hoje Juazeiro do Norte com a fé. Nas semanas que seguiram, chegaram de forma espontânea milhares de peregrinos e, em 7 de julho de 1889, o lugar era terra para um mar de fiéis, sendo o primeiro marco das romarias.

Maria de Araújo faleceu em 17 de janeiro de 1914, após 20 anos de clausura por imposição da Igreja Católica. Seu túmulo, localizado na Capela do Perpétuo Socorro em Juazeiro, foi violado e destruído, sendo que seus restos mortais foram roubados, permanecendo até hoje desconhecida a localização de seu corpo.

Memória e Patrimônio
Questionando esquecimentos como o da Beata Maria de Araújo, que foi colocada como coadjuvante do "milagre" que tornou Juazeiro do Norte em "Terra da Fé", a professora Vitória Gomes facilitará o minicurso "Por que nos querem esquecidas? Memórias de mulheres em disputas e resistências", de 14 a 17 de maio.

O curso discute noções de memória e patrimônio a partir da perspectiva de gênero e descolonização, estimulando os participantes a refletirem sobre as dimensões do território caririense, abordando desigualdades, falta de representatividade, silenciamento e invisibilização.

Vitória Gomes, professora na Universidade Federal do Cariri e pesquisadora, é doutora em Ciência da Informação, com a tese "Patrimônios e Matrimônios: Intersecções entre (de)colonialidades, raça, gênero e memória", e desenvolve pesquisas sobre culturas e patrimônios desde a graduação.

Programação

Exibição e Roda de Conversa: "Onde estão os restos mortais da Beata?" com Álisson Flor e a equipe Candieiros

Data: 23 de maio
Horário: 18h
Local: Sala de Formação 01

Monólogo "Maria de Araújo e o Milagre De Juazeiro Do Norte", com Rafa Moraes

Data: 25 de maio
Horário: 19h
Local: Bosque

Minicurso "Por que nos querem esquecidas? Memórias de mulheres em disputas e resistências" com Vitória Gomes

Data: 14 a 17 de maio
Inscrições encerradas

Serviço:

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Endereço: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Meu Celular: mais de 450 aparelhos foram recuperados no primeiro mês

As Forças de Segurança do Ceará recuperaram cerca de 450 aparelhos celulares durante o primeiro mês de funcionamento do “Meu Celular”. A ferramenta foi desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS), a partir de estudos realizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). 

Lançada em 2 de abril de 2024, a ferramenta já soma 6.643 usuários cadastrados, com um total de 4.101 dispositivos registrados na base de dados, sendo que 3.701 estão sem alertas de perda, furto ou roubo e outros 397 possuem alerta. O cadastro é feito pelo usuário do aparelho, por meio do endereço eletrônico meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado. Caso seja roubado, furtado ou extraviado, o dono do aparelho entra no seu perfil no site, criando um alerta para comunicar a situação.

Durante a visita ao Núcleo de Atendimento da iniciativa, no Centro de Fortaleza, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, classificou o primeiro mês como um sucesso e destacou os dados relacionados à capital cearense. “Tivemos quase 300 celulares recuperados só em Fortaleza. O número equivale a quase um terço das recuperações em 2023. Vamos aumentar cada vez mais e, em breve, iniciaremos as restituições”, comemorou o gestor da SSPDS. Ele explicou que, para agilizar as entregas que serão feitas, a Polícia Civil tem utilizado um aplicativo. “Estamos fazendo o uso de um aplicativo, inclusive para disparar com maior rapidez as mensagens para as pessoas que estão na posse dos aparelhos com restrição. Além disso, faremos o uso dessa mesma tecnologia para disparar as mensagens para os verdadeiros titulares”, detalhou.

Com a devolução dos celulares, a Polícia Civil do Ceará realiza investigações para identificar criminosos que atuam na venda de celulares com restrição, por meio da “Operação Meu Celular”. O delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, ressalta que aqueles que estão recebendo notificação devem fazer a entrega somente na antiga sede da PCCE, no Centro de Fortaleza. “Essa intimação deve ser cumprida. A Polícia Civil do Estado do Ceará identifica aquelas pessoas que estão com um aparelho com restrição e faz a intimação para que ela esclareça qual foi a situação da compra, como aquele aparelho foi parar na mão dela. Isso não quer dizer que ela não vai ser responsabilizada pela situação. Se for uma devolução, essas informações serão auxiliares para coibir aqueles criminosos que promovem roubos, furtos e receptação desses produtos”, explicou. 

Devolução dos aparelhos
Caso receba a notificação para a devolução de um celular ou tablet, o procedimento deve ser feito somente no endereço: Rua do Rosário, 199, em Fortaleza. 

Em caso de dúvida, o cidadão pode encaminhar um email para: meucelular@sspds.ce.gov.br

Como funciona?
Para fazer um novo cadastro, o usuário deve criar um perfil em: meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado. 

Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas. O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

15 de maio

1536 - Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII de Inglaterra, é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento inglês.
1756 - Inicia-se a Guerra dos Sete Anos.
1974 - O general António de Spínola é nomeado presidente da república portuguesa pela Junta de Salvação Nacional.

Nasceram neste dia…
1906 - Humberto Delgado, militar e ativista político português (m. 1965).
1937 - Madeleine Albright, política norte-americana.
1982 - Jessica Sutta (foto), cantora e dançarina do grupo Pussycat Dolls.

Morreram neste dia…
1174 - Nur ad-Din da Síria, (n. 1118)
1935 - Kazimir Malevich artista polaco-ucraniano (n. 1878).
1966 - Venceslau Brás, político brasileiro (n. 1868).

Fonte: Wikipédia

AddThis