Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Hospital Regional do Cariri passa a realizar neurocirurgias de alta complexidade

O Hospital Regional do Cariri (HRC), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Juazeiro do Norte, ampliou sua capacidade de atendimento em neurocirurgia, passando a realizar procedimentos neurológicos de urgência, como a remoção de tumores cerebrais e cirurgias para tratar doenças degenerativas da coluna vertebral.

No último dia 2 de outubro, a unidade realizou sua primeira cirurgia de remoção de tumor cerebral. A paciente, Antônia Nascimento, de 75 anos, chegou ao hospital com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC). No entanto, após exames de imagem, foi diagnosticada com dois tumores cerebrais. Diante da piora de seu estado de saúde, ela passou por uma cirurgia de emergência e já se encontra em recuperação em sua residência, no Crato.

O coordenador do serviço de neurocirurgia do HRC, Dr. Cícero Lima, destacou a relevância dessa ampliação para a região. “Essa expansão vai reduzir o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos para pacientes com tumores cerebrais, que antes precisavam ser transferidos para outras unidades”, ressaltou o médico.

Lima também explicou que muitos pacientes apresentam tumores cerebrais metastáticos ou primários, que demandam intervenções rápidas para confirmar o diagnóstico e iniciar tratamentos complementares, como quimioterapia e radioterapia.

Além das cirurgias para tumores cerebrais, o hospital também passou a oferecer procedimentos neurocirúrgicos voltados ao tratamento de doenças degenerativas da coluna vertebral. Um dos primeiros pacientes a se beneficiar foi Francisco Mikael, de 26 anos, que, no dia 7 de outubro, passou por uma microcirurgia para correção de hérnia de disco na coluna lombar. O jovem, que chegou ao hospital com fortes dores nas costas e dificuldades para andar, recebeu alta no dia seguinte, após uma cirurgia de cerca de duas horas, totalmente livre do desconforto.

Por Nicolas Uchoa

Fonte: Revista Cariri

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário