O Banco do Brasil anunciou nesta sexta-feira (11) o lançamento do PIX por aproximação, em parceria com a operadora de maquininhas Cielo S.A. A nova modalidade de pagamento permite que os clientes realizem transações apenas aproximando o celular das maquininhas, sem a necessidade de escanear QR codes.
Inicialmente, o PIX por aproximação está disponível em fase piloto para um grupo restrito de correntistas do Banco do Brasil. Esses usuários poderão testar o serviço em estabelecimentos comerciais previamente selecionados em Brasília (DF) e São Paulo (SP). A expectativa é que o recurso seja disponibilizado para todos os clientes do banco a partir de novembro.
O Banco do Brasil sai à frente na implementação dessa tecnologia, antecipando-se ao Banco Central, que pretende liberar o PIX por aproximação em todo o Brasil apenas em fevereiro de 2025.
Como funciona o PIX por aproximação
O PIX por aproximação visa tornar os pagamentos mais simples e rápidos que o modelo tradicional por QR Code. Em vez de escanear um código, o cliente apenas aproxima o celular da maquininha. Para compras de até R$ 200, o processo é direto:
- Conferir o valor na maquininha
- Abrir o aplicativo do banco
- Selecionar a opção "PIX por aproximação"
- Autenticar-se com biometria ou senha de login
Já para compras acima de R$ 200, o cliente também precisará inserir a senha transacional da conta. A expectativa é que o processo leve poucos segundos para ser concluído, facilitando a vida dos consumidores.
Por Aline Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário