Governo avalia aumentar teto do MEI para R$ 140 mil, diz ministro

O governo federal estuda elevar o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI) dos atuais R$ 81 mil para a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano, informou nesta sexta-feira (26) o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Segundo ele, a proposta deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de recompor a inflação acumulada ao longo de quase uma década sem reajustes.

A mudança no valor deverá ser implementada de forma escalonada entre 2027 e 2028, de forma a evitar comprometer o equilíbrio das contas públicas.

“Esta é uma pauta legítima, porque o teto [do MEI] está estagnado desde 2018. Estamos trabalhando com a perspectiva de atualizar esse teto para um patamar entre R$ 130 e 140 mil, que é mais ou menos a reposição da inflação”, disse Moretti ao garantir que tudo será feito levando em conta a questão da responsabilidade fiscal.

“Fazendo de forma escalonada, a gente consegue absorver isso nas contas públicas”, complementou.
 
Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Pacto nacional contra o feminicídio é apresentado no Ceará com foco na proteção das mulheres

O Ceará recebeu, nesta quinta-feira (25), a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, para o ato de apresentação do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio. Na ocasião, a idealizadora e articuladora política da iniciativa esteve acompanhada do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero e da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas. A ação reúne os Três Poderes (Executivo Federal, Legislativo e Judiciário) com o objetivo de fortalecer políticas de prevenção, proteção e combate à violência de gênero.

Lançado neste ano, o Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio tem como foco o enfrentamento ao feminicídio e a garantia da vida de meninas e mulheres. Entre as principais medidas estão o cumprimento célere e efetivo das medidas protetivas de urgência; a promoção de informações sobre os direitos de meninas e mulheres para toda a sociedade; e a sensibilização de meninos e homens para a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres, entre outras ações.

“Quero agradecer a presença da nossa primeira-dama, Janja da Silva, por trazer para o Ceará um tema que eu considero absolutamente fundamental para a nossa sociedade, que é nós termos um pacto nacional contra o feminicídio”, frisou o governador Elmano de Freitas, ao destacar a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres existente no Ceará, ressaltando, no entanto, que é preciso avançar ainda mais.

“Nós precisamos caminhar para uma sociedade justa, em que as mulheres possam viver em paz, com tranquilidade e sendo respeitadas. Hoje temos aqui no Ceará a primeira-dama do país jogando luz sobre esse tema, inquietudes, nos apresentando caminhos para que a gente possa fazer o máximo de esforços”, completou.

O estado aderiu ao pacto ainda em fevereiro, durante a cerimônia de lançamento, realizada em Brasília. O evento desta quinta-feira marcou uma nova etapa da mobilização nacional em defesa da vida das mulheres, de acordo com a primeira-dama do país, Janja da Silva. “Estamos levando para os estados a mesma compreensão que orientou a construção do pacto em nível nacional: a de que a cooperação entre os poderes é fundamental para enfrentar um problema tão complexo e urgente. Quando reunimos esforços, recursos, compromissos e, principalmente, vontade política, ampliamos a nossa capacidade de proteger as mulheres e meninas, salvar vidas e transformar realidades”, afirmou.

Já a vice-governadora Jade Romero ressaltou que o pacto se soma às ações já desenvolvidas no estado para o enfrentamento da violência contra as mulheres, como o programa Tempo de Justiça, que visa dar celeridade à investigação e ao julgamento de crimes dolosos contra a vida e feminicídios, fruto de uma parceria interinstitucional. “A gente está chegando a mais de 80% dos casos de feminicídio, tentados e consumados, julgados em menos de 400 dias. Nós temos um julgamento que ocorreu em tempo recorde, em menos de três meses, fruto desse trabalho conjunto, que visa dar celeridade a esses processos”, pontuou.

Encontros estaduais
Nos estados, os encontros têm como objetivo ampliar a articulação, aprofundar o diagnóstico sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas de prevenção e proteção às mulheres. A agenda, coordenada pela SRI, também destaca os resultados já alcançados. Entre abril e maio, os casos de feminicídio registraram queda de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, coincidindo com o período de implementação do Pacto Brasil Contra o Feminicídio.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito André Barreto e do vice Dr. Leitão em Crato

A Justiça Eleitoral da 27ª Zona Eleitoral do Crato determinou, nesta quinta-feira (25), a cassação dos mandatos do prefeito André Barreto (PT) e do vice-prefeito Dr. Leitão (PT) por abuso de poder político durante as eleições municipais de 2024.

A sentença foi assinada pelo juiz eleitoral Josué de Souza Lima e ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Enquanto os recursos não forem julgados, André Barreto e Dr. Leitão permanecem no exercício dos cargos.

⚖️ Decisão aponta interferência em contrato da Ambiental Crato
A ação foi proposta pela Coligação Muda Crato (União Brasil/PL), que alegou irregularidades na condução do contrato de concessão firmado entre o Município e a empresa Ambiental Crato.

Segundo a sentença, houve abuso de poder político a partir de uma intervenção considerada inconstitucional no contrato de concessão, ocorrida às vésperas das eleições municipais.

De acordo com o magistrado, cerca de 20 dias antes do pleito, a Procuradoria-Geral do Município encaminhou ofício solicitando à concessionária a suspensão das atividades de fiscalização, da aplicação de multas e da interrupção do fornecimento dos serviços, sob a justificativa do elevado número de reclamações apresentadas pela população.

📄 Juiz vê ausência de respaldo legal
Na decisão, o juiz destacou que, embora o município tenha adotado medidas administrativas e judiciais relacionadas ao contrato em 2023, a atuação em 2024 ocorreu sem respaldo legal, decisão judicial ou previsão contratual.

À época dos fatos, a administração municipal era comandada pelo então prefeito José Ailton Brasil (PT), enquanto André Barreto exercia o cargo de vice-prefeito.

Segundo os autos, após o envio do ofício à concessionária, deixaram de ser fiscalizadas 460 unidades consumidoras, outras 120 deixaram de receber multas e 184 não tiveram o fornecimento suspenso.

Para o magistrado, embora não seja possível comprovar quantos eleitores beneficiados pela medida votaram nos candidatos da situação, o contexto em que a decisão foi tomada teve potencial para influenciar o equilíbrio da disputa eleitoral.

"Porém, considerado o aspecto temporal em que requerida e adotada a medida, o uso de órgão de assessoramento jurídico do Município, o concurso da Ambiental Crato e os bairros mais impactados com a inação da Ambiental Crato, é possível dizer que houve sim repercussão no equilíbrio da disputa aos cargos majoritários", afirmou o juiz na sentença.

📌 Penalidades determinadas pela Justiça
Além da cassação dos mandatos de André Barreto e Dr. Leitão, a decisão estabelece:

⚖️ Inelegibilidade de André Barreto e do ex-prefeito Ailton Brasil pelo período de oito anos;
🗳️ Nulidade dos votos obtidos pela chapa eleita formada por André Barreto e Dr. Leitão;
📄 Encaminhamento de cópia do processo ao Ministério Público para apuração de eventual prática de atos de improbidade administrativa.

🛡️ Defesa irá recorrer
Em nota, a defesa do prefeito André Barreto informou que recebeu a decisão com surpresa e confirmou que recorrerá ao Tribunal Regional Eleitoral dentro do prazo previsto em lei.

Os advogados afirmam confiar na legitimidade do mandato conferido pelas urnas e na legalidade dos atos praticados pela gestão.

"Considerando que a sentença não produz efeitos imediatos, enquanto o recurso estiver pendente de julgamento, o prefeito André Barreto e o vice-prefeito Dr. Leitão seguem à frente da administração municipal com serenidade e dedicação ao trabalho em favor da população, reafirmando o respeito às instituições e ao devido processo legal", destacou a nota.

🗣️ Ex-prefeito também contesta sentença
A defesa do ex-prefeito José Ailton Brasil também informou que irá recorrer da decisão.

Em nota, os advogados afirmaram respeitar o posicionamento da Justiça, mas discordam das conclusões adotadas na sentença, sustentando que as provas produzidas ao longo da ação conduzem a entendimento diferente.

"José Ailton sempre pautou sua vida pública pelo compromisso com a população do Crato e pela responsabilidade na condução da administração municipal. Nesse momento, reafirma sua convicção no adequado esclarecimento dos fatos e na correta aplicação do direito", afirmou a defesa.

Por Bárbara Antonelli

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Expediente será reduzido na próxima segunda-feira para jogo da Seleção Brasileira

O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (25), que o expediente dos servidores do Governo do Ceará será encerrado ao meio-dia na próxima segunda-feira (29), em razão do jogo da Seleção Brasileira pela segunda fase da Copa do Mundo de Futebol. Os serviços essenciais funcionarão normalmente, em regime de plantão.

O gestor estadual ressaltou a importância de unir os brasileiros em torcida. “Todos unidos pelo Brasil. Será um dia de torcer pela nossa Seleção em um jogo decisivo da segunda fase da Copa do Mundo”, pontuou.

A Seleção Brasileira entrará em campo às 14h, horário de Brasília, para enfrentar o Japão, segundo colocado do Grupo F. O Brasil garantiu a classificação em primeiro lugar no Grupo C após a partida contra a Escócia, disputada na noite dessa quarta-feira (24).
 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Ceará avança na produção de carros elétricos com chegada de nova montadora

O Governo do Ceará e a marca britânica MG Motor, controlada pela SAIC Motor, anunciaram a produção dos modelos elétricos MG4 Urban e MGS5 na Planta Automotiva do Ceará (PACE), em Horizonte. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (25), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas e executivos da montadora.

Para Elmano, a chegada da MG Motor consolida o Polo Automotivo do Ceará. “Hoje, mais uma marca consagrada e secular, chega ao Brasil e vai produzir carro elétrico no Ceará. É um dia histórico e de muito orgulho para o Ceará e o Brasil”, disse Elmano, reafirmando que o Estado estuda um programa de incentivos para estimular a compra de carros fabricados no Ceará.


Iniciar a produção no Brasil é um passo estratégico para o grupo SAIC Motor que, em 2025, vendeu mais de 4,5 milhões de veículos. Com mais de 70 anos de história, o SAIC Motor é um dos maiores grupos automotivos globais, com unidades produtivas em 23 países.

CEO do SAIC Motor, Yang Li, falou sobre a escolha do Ceará para essa expansão. Produzir em território cearense o MGS5 e o MG4 Urban, um lançamento global da marca MG, reforça a estratégia.

“Esse é o melhor lugar no Brasil e as melhores pessoas estão aqui. Acreditamos muito nesse potencial em parceria com o Governo do Ceará. O plano é que, depois desses dois primeiros veículos, nós tenhamos projetos futuros com a intenção de nacionalizar e produzir localmente”, enfatizou.

O diretor de Marketing e Produto da MG no Brasil, Thiago Marques, explicou que a instalação na PACE envolve investimento de R$ 400 milhões, com início de montagem prevista para outubro deste ano. “Esse valor contempla mais de 60 milhões para preparação e adaptação da linha de fabricação na Pace, com projeção de produção de 50 mil veículos nos próximos anos. Isso traduz na criação inicial de aproximadamente 600 empregos diretos e indiretos”, detalhou.

Além disso, R$ 340 milhões serão destinados à infraestrutura, treinamento e inovação. “Este é apenas o começo da nossa jornada no Brasil, que vai além da produção, incluindo a expansão da nossa rede de concessionárias para mais de 70 pontos de venda até o final de 2026”, complementou Marques.

O presidente da Adece, Danilo Serpa, destacou o impacto da atração de investimentos para potencializar oportunidades. “O Ceará mostrou ao mercado internacional que é confiável, competivio e preparado para receber grandes investimentos. Estamos criando um ambiente que irá gerar inúmeras oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Isso combina perfeitamente com a criatividade, inteligência, capacidade de superação e a vontade de trabalhar do povo cearense”, pontuou.

De acordo com o vice-presidente da PACE, Rodrigo Teixeira, a experiência de produção multimarcas em Horizonte projeta o Ceará para liderar a transformação da indústria automotiva nacional. “Nós já alcançamos a marca de mais de 2 mil veículos produzidos no Ceará. Mais de 90% da força de trabalho empregada na Pace é cearense. Uma mão de obra qualificada, dedicada e ousada, capaz de entender e executar com excelência as inovações que a gente pensou para esse projeto”, defendeu.

A PACE foi criada pela Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. No início das operações, em dezembro de 2025, a PACE deu o pontapé inicial com a montagem do SUV 100% elétrico Chevrolet Spark EUV, da General Motors, no sistema CKD. Em junho deste ano, a General Motors iniciou a produção de mais um modelo, o Captiva EV.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Movimento Salve a Chapada do Araripe é homenageado pela Alece por atuação em defesa da Mata Atlântica

O Movimento Salve a Chapada do Araripe foi um dos homenageados durante uma Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na última terça-feira (23), em reconhecimento às iniciativas voltadas à conservação da Mata Atlântica.

A cerimônia, realizada no Plenário da Alece, reuniu representantes de instituições, organizações e pessoas que se destacam na defesa do meio ambiente e na preservação desse importante bioma brasileiro.

🌱 Reconhecimento à defesa da Chapada do Araripe
A homenagem destacou a atuação do Movimento Salve a Chapada do Araripe na proteção de um dos mais importantes patrimônios ambientais do Nordeste.

A mobilização tem desempenhado papel relevante na conscientização da sociedade sobre a importância da Chapada do Araripe, considerada estratégica para a segurança hídrica, a conservação da biodiversidade e a preservação do patrimônio cultural e natural da região.

Além disso, o movimento tem promovido ações para alertar sobre os impactos provocados pelo avanço do desmatamento, das queimadas e da expansão de atividades econômicas sobre áreas ambientalmente sensíveis.

💧 "Caixa d'Água do Sertão"
Conhecida como a "Caixa d'Água do Sertão", a Chapada do Araripe é considerada um dos territórios mais importantes do Nordeste brasileiro por sua riqueza ambiental, capacidade de recarga hídrica e diversidade de espécies da fauna e da flora.

A região também possui reconhecimento por seu patrimônio paleontológico, reunindo alguns dos mais importantes sítios fossilíferos do mundo.

Segundo o movimento, a mobilização surgiu diante da intensificação das pressões ambientais sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe.

Em 2024, a unidade de conservação figurou entre as áreas protegidas com maiores índices de desmatamento do país, registrando a perda de 5.965 hectares de vegetação.

🎭 Mobilização reúne diversos segmentos da sociedade
O Movimento Salve a Chapada do Araripe reúne artistas, pesquisadores, ambientalistas, ativistas, povos indígenas, comunidades tradicionais e representantes da sociedade civil em defesa da preservação do território.

Entre as ações promovidas estão manifestações públicas, atos político-culturais, seminários, debates e campanhas de conscientização voltadas à proteção ambiental e ao fortalecimento das políticas públicas de conservação.

O grupo também busca sensibilizar a população sobre a importância da Chapada do Araripe para o equilíbrio climático, a disponibilidade de recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade regional.

🌎 Defesa de um patrimônio nacional
Ao homenagear o Movimento Salve a Chapada do Araripe, a Assembleia Legislativa destacou a relevância das iniciativas da sociedade civil na construção de estratégias voltadas à proteção do meio ambiente.

Para os integrantes da mobilização, preservar a Chapada do Araripe significa proteger um patrimônio ambiental, histórico, cultural e paleontológico de importância nacional, garantindo que suas riquezas naturais sejam conservadas para as futuras gerações.

Por Nicolas Uchoa

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Duas brinquedopraças serão inauguradas em cidades do Cariri pelo Governo do Ceará

Os municípios de Potengi e Caririaçu receberão duas novas brinquedopraças com academia ao ar livre, ampliando os espaços de lazer e convivência para crianças e famílias da região. As inaugurações acontecem na sexta-feira (26), às 17h, em Potengi, e no sábado (27), às 16h30, em Caririaçu, com a presença do secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome, Francisco Ibiapina.

Com 307 brinquedopraças já entregues em todo o Estado, o Ceará alcança a marca de 309 equipamentos após as novas inaugurações. A iniciativa é da Secretaria da Proteção Social (SPS) e visa garantir o direito ao brincar em espaços seguros, estimulando o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social na infância. Além disso, as academias ao ar livre incentivam a prática de atividades físicas por jovens, adultos e idosos, promovendo saúde, bem-estar e integração comunitária.

Após a entrega, Caririaçu passará a contar com três brinquedopraças. O município já recebeu equipamentos em 2017 e 2023. Em Potengi, a unidade se soma à brinquedopraça do distrito de Barreiros, inaugurada em 2023. Juntos, os novos equipamentos representam um investimento de R$ 450.648,70 pelo Governo do Estado.

Estrutura
Cada brinquedopraça com academia ao ar livre ocupa uma área de 350 m² e foi projetada para oferecer um espaço seguro e acessível de lazer e convivência para crianças e suas famílias. Implantados pela SPS em parceria com as prefeituras, os equipamentos têm sua conservação e manutenção sob responsabilidade dos municípios.

As brinquedopraças são compostas por playground, escorregador com balanço e gangorra, sendo destinadas prioritariamente a crianças de 4 a 12 anos. Os equipamentos são implantados tanto nas sedes municipais quanto nos distritos, com prioridade para áreas de maior vulnerabilidade social.

Já as academias ao ar livre dispõem de 11 equipamentos para fortalecimento muscular, alongamento e correção postural. Entre eles estão simuladores de bicicleta, esqui, caminhada e cavalgada, além de volante vertical duplo, alongador de três alturas, twist e multi exercitador com seis funções, todos acompanhados de placas de orientação para uso adequado.

Serviço:

O quê: Inauguração da brinquedopraça Francisco Rodrigues da Fonseca (Chico Mirô)
Quando: sexta-feira (26), 17h
Onde: Praça Francisco Rodrigues da Fonseca – Rua Antônio Guedes Neto, Centro, Potengi

O quê: Inauguração da brinquedopraça de Caririaçu
Quando: sábado (27), 16h30
Onde: Praça Carlos José de Morais – Rua Luís Bezerra, s/n, bairro Paraíso, Caririaçu
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado após saída de Jaques Wagner

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (25), a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado Federal. A escolha ocorre após o afastamento de Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função em meio às investigações da Polícia Federal relacionadas ao caso Banco Master.

O anúncio foi feito pelo presidente por meio das redes sociais. Na publicação, Lula destacou que Teresa Leitão terá a missão de conduzir a articulação política para a aprovação de projetos considerados prioritários pelo governo no Congresso Nacional.

Entre as propostas citadas pelo presidente estão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do fim da escala de trabalho 6x1 e a PEC da Segurança Pública.

"Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros", escreveu Lula.

🤝 Mudança ocorre após saída de Jaques Wagner
Na noite de quarta-feira (24), Jaques Wagner anunciou que deixaria temporariamente a liderança do governo no Senado. A decisão foi tomada após reunião com o presidente Lula realizada no Palácio da Alvorada.

Segundo o senador, o afastamento ocorreu em comum acordo com o presidente após uma conversa sobre o atual momento político.

Em publicação nas redes sociais, Jaques afirmou que pretende concentrar seus esforços na defesa de sua inocência durante o andamento das investigações.

⚖️ Investigação da Polícia Federal
O afastamento ocorre poucos dias após Jaques Wagner ser alvo de uma nova fase da Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal.

Na semana passada, agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao senador em Salvador (BA) e em Brasília.

As investigações apuram supostas vantagens econômicas que teriam sido recebidas pelo parlamentar em razão de sua atuação em matérias legislativas que poderiam beneficiar o Banco Master, instituição financeira ligada ao banqueiro Daniel Vorcaro.

Entre os fatos investigados está a aquisição de um apartamento em Salvador avaliado em mais de R$ 2,4 milhões.

A Polícia Federal também apura a utilização frequente de aeronaves particulares do banqueiro e pagamentos que, segundo a investigação, teriam sido realizados por meio da empresa BK Financeira, ligada à esposa do enteado do senador, Bonnie Bonilha.

Conforme os investigadores, mensagens atribuídas a Jaques Wagner e a Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, indicariam tratativas relacionadas às operações financeiras. A Polícia Federal afirma que a empresa teria recebido cerca de R$ 11 milhões por meio de contratos de consultoria firmados com o Banco Master, em pagamentos realizados por intermediários também investigados na operação.

Por Aline Dantas

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Elmano de Freitas envia mensagem à Alece para criação do Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro

Por meio das suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (25), que enviou mensagem para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) visando a criação do Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), unidade especializada que fará parte do escopo Polícia Civil do Ceará (PCCE). A repressão qualificada da lavagem de dinheiro é medida indispensável para enfraquecer financeiramente as organizações criminosas e comprometer as suas capacidades de operação.

“Nos últimos anos, houve um bloqueio de mais de R$ 3,3 bilhões das organizações criminosas no estado do Ceará. Com essa mensagem, nós estamos criando o Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro no nosso estado, com três delegacias na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), uma na região Norte do estado e outra delegacia na região Sul. Com isso, nós vamos criar uma rede de inteligência na área financeira para dessa maneira trabalharmos para asfixiar ainda mais as organizações criminosas no estado do Ceará”, destacou o governador.

A criação do DRLD também representa o fortalecimento e a ampliação do trabalho já realizado pelo Estado no sentido de fornecer uma estrutura especializada para que a Polícia Civil conduza investigações financeiras complexas, integrando as ações e descapitalizando as organizações criminosas.

De acordo com o texto da mensagem, “o combate eficaz ao crime organizado exige não apenas a responsabilização criminal de seus integrantes, mas também a identificação, rastreamento, bloqueio e recuperação dos ativos ilícitos por eles acumulados”.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Copa 2026: Vini Jr. brilha e Brasil se classifica em 1º com 3x0 sobre a Escócia

O Brasil, enfim, desencantou na Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (24), a seleção verde e amarela derrotou a Escócia por 3 a 0, em Miami, pela terceira e última rodada do Grupo C.

Após um empate com o Marrocos na estreia, por 1 a 1, e uma vitória com altos e baixos sobre o Haiti, por 3 a 0, a equipe de Carlo Ancelotti teve sua melhor atuação até o momento. De quebra, garantiu o primeiro objetivo do Mundial, que era terminar o grupo na liderança, com sete pontos.

A Escócia, com três pontos e saldo negativo de dois gols, aguarda a sequência da fase de grupos para saber se avança como um dos oito melhores terceiros colocados, o que seria inédito para o país.

Principal nome do Brasil na Copa, Vinícius Júnior voltou a brilhar, balançando as redes pelo terceiro jogo seguido na competição. Algo que apenas outros quatro jogadores fizeram na história da seleção nacional: Jairzinho (1970), Romário (1994), Ronaldo e Rivaldo (ambos em 2002). Coincidentemente, todos eles campeões mundiais.

Com os dois gols desta quarta, o camisa 7 foi a quatro nesta Copa e entrou na briga pela artilharia. O também atacante Lionel Messi, da Argentina, é quem lidera, com cinco gols. Além disso, ele teve participação direta em seis dos sete gols do Brasil no Mundial.

A partida marcou, ainda, o retorno de Neymar. Recuperado de uma lesão grau dois na panturrilha direita, o atacante entrou na etapa final e esteve em campo por cerca de 20 minutos. Foi o primeiro jogo dele pela seleção canarinho desde 17 de outubro de 2023. O camisa 10 estava sem atuar há mais de um mês.

Próxima fase
O primeiro lugar da chave assegura ao time brasileiro, se for até a final, estar sempre nos Estados Unidos. Com isso, a delegação pode seguir baseada em Nova Jersey, onde está reunida desde antes da Copa, evitando maiores deslocamentos e facilitando a logística e a recuperação dos atletas.

Na fase de 16 avos de final, a seleção canarinho terá pela frente o segundo colocado do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Suécia e Tunísia. A partida será na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

O adversário será conhecido nesta quinta-feira (25), em jogos que iniciam às 20h (horário de Brasília). Os holandeses, que lideram a chave, encaram os já eliminados tunisianos em Kansas City. Os japoneses, em segundo, enfrentam os suecos em Dallas.

Baila, Vini!
O Brasil foi a campo com Rayan na ponta direita, na vaga de Raphinha, com uma lesão na coxa direita. Na Escócia, o técnico Stephen Clark fez quatro alterações em relação ao time que perdeu para o Marrocos, por 1 a 0. O zagueiro Scott McKenna, o meia Kenny McLean e os atacantes Ben Gannon-Doak e Lawrence Shankland entraram nos lugares de Grant Hanley, Kieran Tierney, Ryan Christie e Che Adams.

Ao contrário dos jogos anteriores, a seleção brasileira não sofreu para abrir o placar. Logo aos seis minutos, a Escócia tentou sair jogando na pequena área, mas Rayan, ligado, desarmou McKenna. A bola sobrou nos pés de Vinícius Júnior, que driblou o goleiro Angus Gunn e mandou para as redes.

Dominando as ações, mesmo com a posse de bola escocesa maior, o Brasil quase ampliou aos 21. "Quase", porque o que seria o segundo gol de Vinícius Júnior foi anulado. O atacante se antecipou a Jack Hendry, tomou a bola do zagueiro e bateu na saída de Gunn. Apesar de o defensor sequer reclamar, o árbitro César Ramos reviu a jogada no vídeo e entendeu que houve falta do camisa 7 canarinho, invalidando o lance.

Se, inicialmente, sentiu a melhora da Escócia após o gol anulado, o Brasil, aos poucos, recuperou a postura do começo da partida. Aos 44, Vinícius Júnior recebeu de Rayan na área, pela direita, cruzou rasteiro, e o atacante Matheus Cunha completou. A bola desviou no meia Lewis Ferguson e na perna de Gunn, saindo pela linha de fundo, à esquerda da trave.

A pressão verde e amarela surtiu efeito pouco depois. Nos acréscimos, aos 47 minutos, o Brasil retomou a posse em um carrinho de Matheus Cunha na entrada da área pela direita. A bola chegou no volante Bruno Guimarães, que cruzou na medida para Vinícius Júnior, livre, cabecear para as redes e marcar o segundo dele no jogo e o quarto na Copa.

O terceiro gol não ocorreu antes do intervalo graças a grande defesa de Gunn. Três minutos após a seleção brasileira ampliar o placar, o meia Lucas Paquetá lançou para Rayan, que escapou do lateral Andy Robertson e chutou rasteiro, na saída do goleiro, que desviou para escanteio.

Neymar de volta
A Escócia tentou se lançar ao ataque no segundo tempo. Aos quatro minutos, Alisson foi obrigado a trabalhar pela primeira vez, ao defender uma cabeçada do meia Scott McTominay, após cruzamento de Kieran Tierney, pela esquerda. Em duas oportunidades, Shankland tentou forçar quedas na área, buscando algum pênalti, em divididas com o zagueiro Gabriel Magalhães, sem sucesso.

O Brasil não se intimidou e aproveitou os espaços deixados pelos avanços escoceses para se aproximar do gol. Aos 14 minutos, o volante Casemiro lançou Bruno Guimarães, que ganhou da marcação, dominou na entrada da área e rolou para Matheus Cunha, que apareceu de surpresa e chutou no canto esquerdo de Gunn para marcar o terceiro dele na Copa ─ e o terceiro da seleção canarinho na partida.

Com a boa vantagem, Ancelotti fez as primeiras mudanças, com Fabinho substituindo Casemiro - que estava pendurado e poderia ficar suspenso do mata-mata em caso de cartão amarelo ─ e o atacante Gabriel Martinelli na vaga de Lucas Paquetá. A entrada mais esperada pelos torcedores, porém, veio aos 30 minutos: Neymar, que foi a campo no lugar de Matheus Cunha.

Três minutos depois, Neymar quase emplacou a primeira assistência na Copa, ao encontrar Vinícius Júnior em boa condição na área pela esquerda. O camisa 7 chutou, mas parou no goleiro. Aos 35, foi a vez do atacante do Real Madrid (Espanha) receber um cruzamento rasteiro do lateral Danilo pela direita, mas a conclusão saiu rente à trave direita.

Nos minutos finais, a Escócia fez um último esforço para diminuir o prejuízo no saldo, mas parou em Alisson. No fim, festa brasileira de um lado, tensão do outro, já que os escoceses terão de aguardar mais uns dias para saber se estarão ou não na próxima fase.

Marrocos em 2º
Na partida que ocorreu simultaneamente a Brasil e Escócia, Marrocos venceu o Haiti por 4 a 2, de virada, em Atlanta. O resultado assegurou a classificação dos Leões do Atlas (como são conhecidos os africanos), mas os deixou em segundo lugar no Grupo C, atrás da seleção brasileira, apesar dos mesmos sete pontos, pelo saldo de gols (seis a três para o time canarinho). Eles terão pela frente o líder do Grupo F na próxima fase.

Os atacantes Ismael Saibari, Soufiane Rahimi e Gessime Yassine e o lateral Achraf Hakimi marcaram para a seleção marroquina. A equipe caribenha, que se despediu zerada da Copa, balançou as redes com Wilson Isidor e um gol contra assinalado para o goleiro Yassine Bono, após finalização de calcanhar do também atacante Lenny Joseph.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Jaques Wagner deixa a liderança do governo no Senado; Camilo Santana é cotado para assumir

O senador Jaques Wagner (PT-BA) confirmou nesta quarta-feira (24) que deixará a liderança do governo federal no Senado. A decisão foi tomada após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada em meio às repercussões da operação da Polícia Federal que investiga possíveis irregularidades relacionadas ao Banco Master.

Com a saída de Wagner, o nome do senador cearense Camilo Santana (PT) passou a ser apontado entre os principais cotados para assumir a articulação do governo na Casa Legislativa.

A decisão de deixar o cargo foi anunciada pelo próprio Jaques Wagner em publicação nas redes sociais, na qual afirmou que o afastamento ocorreu em comum acordo com o presidente Lula.

“Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, declarou o parlamentar.

🔎 Investigação envolve supostos benefícios ligados ao Banco Master
A Polícia Federal investiga indícios de que Jaques Wagner teria recebido, direta ou indiretamente, vantagens econômicas relacionadas ao Banco Master e ao empresário Augusto Lima, ex-sócio da instituição financeira.

O senador nega as acusações e afirma que irá colaborar com as investigações para esclarecer os fatos.

Na segunda-feira (22), a defesa do parlamentar acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação da operação que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao senador.

Os advogados sustentam que houve irregularidades na condução da investigação e afirmam que Jaques Wagner jamais atuou no Congresso Nacional para favorecer interesses do Banco Master.

🏛️ Pressão nos bastidores e preocupação com a campanha de Lula
Aliados do presidente Lula vinham defendendo nos bastidores o afastamento de Jaques Wagner da liderança governista para evitar que a repercussão negativa das investigações afetasse a pré-campanha presidencial de 2026.

Segundo relatos de integrantes do governo, o objetivo era preservar a imagem do Palácio do Planalto e evitar que a troca de comando se transformasse em um desgaste político maior.

Mesmo após a operação da Polícia Federal, o PT manteve publicamente apoio ao senador, reforçando a presunção de inocência e a confiança no parlamentar.

👤 Camilo Santana aparece entre os favoritos
Com a vacância do cargo, o nome de Camilo Santana ganhou força nos bastidores do governo federal.

Ex-ministro da Educação e um dos principais aliados do presidente Lula, o senador cearense é visto como um dos parlamentares com maior capacidade de articulação dentro da bancada petista.

Além dele, a senadora Teresa Leitão (PT-PE), atual líder do PT no Senado, também aparece entre os nomes considerados para assumir a liderança do governo.

A avaliação entre integrantes do Planalto é que ambos teriam disponibilidade para se dedicar à função, já que não deverão disputar cargos eletivos nas eleições deste ano.

⚠️ Desgaste político antecedeu investigação
A situação de Jaques Wagner já vinha sendo acompanhada com preocupação por integrantes do governo antes mesmo da operação da Polícia Federal.

O senador enfrentou críticas após a rejeição, pelo Senado, da indicação de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, episódio pelo qual foi responsabilizado por parte dos aliados do governo.

Além disso, também esteve no centro de debates envolvendo a tramitação de projetos considerados estratégicos para o Palácio do Planalto, incluindo negociações relacionadas ao chamado "PL da Dosimetria".

🤝 Solidariedade e reações políticas
Após a operação, Jaques Wagner recebeu manifestações públicas de apoio de aliados e lideranças políticas.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), declarou solidariedade ao parlamentar e defendeu o respeito ao princípio da presunção de inocência.

Enquanto isso, setores da oposição intensificaram as críticas e passaram a explorar politicamente as investigações envolvendo o senador.

Por Pedro Villela, de Brasília

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Justiça aceita denúncia contra investigados por suposto esquema de "rachadinha" na Secretaria de Educação de Nova Olinda

A Justiça recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) contra nove servidores e ex-agentes públicos investigados por suposto envolvimento em um esquema de "rachadinha" na Secretaria Municipal de Educação de Nova Olinda.

Os denunciados são acusados de crimes como peculato, corrupção passiva, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A ação é resultado das investigações da operação "Mensalinho Escolar", deflagrada pelo MPCE em fevereiro de 2025.

🔎 Investigação aponta desvio sistemático de recursos
De acordo com a denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça de Nova Olinda, o suposto esquema teria funcionado entre os anos de 2021 e 2024.

Segundo o Ministério Público, os investigados teriam se associado para desviar recursos públicos por meio da inclusão indevida de gratificações de desempenho e pagamento de horas extras na folha salarial de servidores da Secretaria Municipal de Educação.

Os valores eram depositados normalmente nas contas dos funcionários. Em seguida, parte ou até mesmo a totalidade do dinheiro deveria ser devolvida aos integrantes do suposto esquema, por meio de entregas em espécie ou transferências bancárias, prática conhecida popularmente como "rachadinha".

💰 Servidores eram orientados a devolver valores
Conforme a denúncia, os investigados justificavam aos servidores que os recursos devolvidos seriam destinados à compra de material escolar, produtos de limpeza, serviços de manutenção e outras despesas relacionadas às atividades da secretaria.

Entretanto, segundo o Ministério Público, as investigações apontaram indícios de que os recursos eram desviados de sua finalidade.

A Promotoria afirma ainda que o grupo teria direcionado a prática principalmente a servidores em situação de maior vulnerabilidade social e econômica, muitos deles residentes na zona rural e com baixo grau de escolaridade.

De acordo com o órgão, essas circunstâncias teriam facilitado o convencimento das vítimas e contribuído para a manutenção do sigilo sobre o suposto esquema.

📑 Operação reuniu ampla quantidade de provas
As investigações conduzidas pela Promotoria de Justiça de Nova Olinda reuniram um conjunto de provas considerado robusto pelo Ministério Público.

Entre as medidas adotadas durante a apuração estão mais de 50 depoimentos, cumprimento de mandados de busca e apreensão, realização de perícias, análise de documentos, quebras de sigilos bancário e fiscal, além do exame de movimentações financeiras.

O procedimento também contou com acordo de colaboração premiada firmado com um dos investigados.

Por Fernando Átila

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

URCA abre concurso para professor efetivo com 25 vagas e salários de até R$ 14,4 mil

A Universidade Regional do Cariri (URCA) publicou o Edital nº 02/2026-GR/URCA, que regulamenta a realização de um novo concurso público para o provimento de cargos de professor efetivo. Ao todo, estão sendo ofertadas 25 vagas distribuídas em diferentes áreas de conhecimento, com lotação prevista nos campi de Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

O certame tem como objetivo preencher vagas remanescentes de editais anteriores e contempla oportunidades para as classes de Professor Auxiliar, Professor Assistente e Professor Adjunto.

📝 Inscrições terão prazo de 30 dias
De acordo com a universidade, o período de inscrições terá início 30 dias corridos após a publicação oficial do edital no Diário Oficial do Estado (DOE). Os candidatos terão outros 30 dias corridos para efetuar a inscrição.

Todo o processo será realizado exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da URCA.

A taxa de inscrição é de R$ 350.

💳 Edital prevê isenção da taxa
Os candidatos que atenderem aos critérios estabelecidos no edital poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição.

O pedido deverá ser realizado a partir de 20 dias após a circulação do edital no Diário Oficial do Estado. O prazo para envio da solicitação será de três dias, conforme cronograma definido pela universidade.

👨‍🏫 Concurso contempla três classes de professor
As vagas são destinadas às classes de Professor Auxiliar, Professor Assistente e Professor Adjunto, com remuneração variável de acordo com a titulação do candidato e o regime de trabalho.

💰 Remuneração para jornada de 40 horas semanais

  • Professor Auxiliar – Nível A: R$ 7.371,05;
  • Professor Assistente – Nível D: R$ 10.012,97;
  • Professor Adjunto – Nível I: R$ 14.486,83.

💼 Remuneração para jornada de 20 horas semanais

  • Professor Auxiliar – Nível A: R$ 3.685,52;
  • Professor Assistente – Nível D: R$ 5.001,95;
  • Professor Adjunto – Nível I: R$ 7.243,40.

📍 Vagas serão distribuídas em cinco campi
Os profissionais aprovados atuarão nos campi da URCA localizados nos municípios de Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

Por Bárbara Antonelli

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Polícia apura denúncia de maus-tratos contra gato envolvendo crianças em Assaré

A Polícia Militar conduziu, nesta quarta-feira (24), três crianças menores de 12 anos e os respectivos responsáveis legais à Delegacia Municipal de Assaré para prestar esclarecimentos sobre uma denúncia de maus-tratos a um animal registrada no município.

O caso ganhou repercussão após denúncias encaminhadas por organizações de proteção animal, que relataram a suposta morte de um gato em circunstâncias consideradas cruéis na noite da última terça-feira (23).

Segundo as informações repassadas às autoridades, as crianças teriam colocado o animal dentro de uma caixa de papelão após envolvê-lo em uma peça de roupa. Em seguida, explosivos teriam sido acionados, provocando a morte do gato.

🔎 Polícia Civil investiga o caso
Por meio de nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará informou que investiga uma denúncia de maus-tratos contra um gato no município de Assaré.

As circunstâncias do caso ainda estão sendo apuradas e novas diligências deverão ser realizadas para esclarecer o que realmente aconteceu.

🗣️ Menores apresentaram outra versão
De acordo com o tenente Oliveira, comandante da Polícia Militar de Assaré, os menores prestaram um depoimento preliminar e apresentaram uma versão diferente da relatada na denúncia.

Segundo os relatos iniciais, o animal já estaria morto em um terreno da região há cerca de dois dias antes do ocorrido. As crianças também negaram que o gato tenha sido colocado dentro de uma caixa de papelão.

Como as investigações ainda estão em andamento, a Polícia Militar não divulgou mais detalhes sobre o caso.

🐾 Entidades defendem ações educativas
A denúncia chegou ao conhecimento das autoridades por meio de uma moradora da cidade, que preferiu não se identificar.

O caso foi encaminhado ao coordenador de Proteção e Bem-Estar dos Animais de Assaré, Kaique Sampaio, que classificou a situação como preocupante.

Segundo ele, independentemente da conclusão das investigações, o episódio reforça a necessidade de ações educativas voltadas para crianças, adolescentes, pais e comunidades, com foco na conscientização sobre o respeito e a proteção aos animais.

A Polícia Civil segue apurando os fatos para esclarecer as circunstâncias da ocorrência.
 
Por Marcelo Lemme

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Ceará abrirá 13 mil novas vagas em cursos técnicos para estudantes do ensino médio

O Ceará vai ampliar a oferta de educação profissional com a criação de 13 mil novas vagas em cursos técnicos para alunos do ensino médio ainda em 2026. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24), durante a assinatura do plano de aplicação do programa Juros por Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que destinará R$ 12 milhões ao fortalecimento da educação profissional técnica de nível médio no estado.

Os novos cursos serão distribuídos em 39 formações técnicas, organizadas em 11 eixos tecnológicos, contemplando escolas localizadas em 120 municípios cearenses.

📚 Programa fortalece ensino técnico
O Juros por Educação integra o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), criado para permitir que estados renegociem débitos com a União em troca de investimentos em áreas estratégicas, como a educação.

Embora o Ceará não esteja entre os estados devedores, será beneficiado por meio de um fundo de compensação. Segundo o governador Elmano de Freitas, o estado também deverá receber, em outubro, mais R$ 269 milhões oriundos do Fundo de Equalização Federativa (FEF), conforme compromisso firmado pelo Ministério da Educação.

🏫 Cursos serão ofertados em diversas áreas
Os novos cursos técnicos atenderão diferentes vocações econômicas do estado.

Entre os principais eixos contemplados estão:

📊 Gestão e Negócios, com cursos de Administração, Logística e Contabilidade, voltados para a Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Iguatu;
🌱 Recursos Naturais, com formações ligadas ao agronegócio e à agropecuária, destinadas ao Cariri, Vale do Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns;
💻 Informação e Comunicação, com expansão dos cursos de Informática e Desenvolvimento de Sistemas em polos de inovação tecnológica.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) divulgou a relação das escolas beneficiadas, mas ainda não informou quais cursos serão implantados em cada unidade.

🔬 Recursos serão destinados à modernização das escolas
De acordo com o plano apresentado pelo Governo do Ceará ao MEC, cerca de 80% dos recursos serão destinados à aquisição de equipamentos, implantação de laboratórios e compra de veículos que darão suporte técnico às unidades de ensino.

Os outros 20% serão aplicados em despesas complementares necessárias para a execução do programa.

O projeto também prevê a realização de um diagnóstico da infraestrutura das escolas, o mapeamento das vocações econômicas regionais e a definição de prioridades para municípios com maior vulnerabilidade social e menor cobertura da educação profissional.

🤝 Prioridade para estudantes em situação de vulnerabilidade
O programa dará prioridade ao atendimento de estudantes pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiários de programas sociais e participantes de iniciativas estaduais de combate à insegurança alimentar.

Além da formação técnica, o plano prevê ações de acompanhamento psicossocial, reforço pedagógico e apoio aos estudantes durante o processo de aprendizagem.

Outra meta estabelecida é garantir que pelo menos 30% dos alunos concluintes estejam inseridos no mercado de trabalho em até um ano após a conclusão dos cursos.

📈 Meta é ampliar a educação profissional no Brasil
Segundo o ministro da Educação, Leonardo Barchini, o fortalecimento do ensino técnico é essencial para que o país alcance uma das metas previstas no novo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece que, até 2036, metade dos estudantes do ensino médio esteja matriculada em cursos de educação profissional.

"O estudante do ensino médio que faz o seu curso integrado à educação profissional tem mais chances de ingressar no mundo do trabalho com melhores salários e também amplia suas oportunidades de acesso ao ensino superior", destacou o ministro.

Atualmente, conforme dados do Censo Escolar de 2025, o Brasil possui 2.188.893 matrículas na educação profissional pública. No Ceará, esse número chega a 117.830 estudantes.

O senador e ex-ministro da Educação Camilo Santana ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o acesso ao ensino técnico no país.

Segundo ele, o Brasil elevou para 15% o percentual de matrículas no ensino médio integrado à educação profissional e pretende ultrapassar a marca de 30%, aproximando-se dos índices registrados em países mais desenvolvidos.

Camilo afirmou ainda que o programa representa uma estratégia para ampliar os investimentos na educação de nível médio e fortalecer a formação profissional dos jovens brasileiros.

Por Nágela Cosme

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Alece prorroga inscrições de concurso com 200 vagas e salários de até R$ 6,1 mil

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) prorrogou o prazo de inscrições do concurso público que oferece 200 vagas efetivas e outras 400 para cadastro de reserva. Com a alteração, os interessados poderão se candidatar até o dia 13 de julho.

O concurso contempla oportunidades para candidatos de níveis médio e superior, com salários que chegam a R$ 6.126,48.

📝 Vagas para níveis médio e superior
Do total de vagas ofertadas, 170 são destinadas ao cargo de Analista Legislativo, voltado para profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação.

Outras 30 vagas são destinadas ao cargo de Técnico Legislativo, que exige nível médio de escolaridade.

Os aprovados para o cargo de Analista Legislativo terão remuneração de R$ 6.126,48. Já os candidatos aprovados para Técnico Legislativo receberão salário de R$ 3.059,47.

Além das vagas imediatas, o certame prevê a formação de cadastro de reserva com 400 oportunidades para futuras convocações.

💻 Inscrições são realizadas pela internet
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultura e Assistência Nacional (Idecan), banca responsável pela organização do concurso.

Para confirmar a participação, os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, conforme o cargo pretendido:

  • R$ 97 para Técnico Legislativo;
  • R$ 137 para Analista Legislativo.

📍 Provas serão aplicadas em 14 cidades
A aplicação das provas está prevista para o dia 16 de agosto de 2026.

Os exames ocorrerão em 14 municípios cearenses:

📌 Aracati
📌 Baturité
📌 Camocim
📌 Canindé
📌 Crateús
📌 Fortaleza
📌 Iguatu
📌 Itapipoca
📌 Juazeiro do Norte
📌 Quixadá
📌 Russas
📌 Sobral
📌 Tauá
📌 Tianguá

O resultado final do concurso deverá ser divulgado em 8 de janeiro de 2027.

🤝 Concurso terá reserva de vagas para cotas
O edital também prevê a aplicação das novas regras de ações afirmativas para ingresso no serviço público.

As vagas reservadas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 25% para candidatos pretos e pardos;
  • 3% para candidatos indígenas;
  • 2% para candidatos quilombolas.

Por Fernando Átila

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Segundo reforço contra a pólio: entenda quem deve receber a vacina

A vacinação contra a poliomielite terá uma atualização a partir de 3 de agosto. A mudança inclui uma segunda dose de reforço com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), indicada para crianças aos 4 anos de idade.

“Essa atualização reforça a proteção das nossas crianças e garante que o Ceará continue livre da poliomielite. É fundamental que as famílias fiquem atentas ao calendário e mantenham o cartão de vacinação em dia”, destaca a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges.

A atualização reforça a importância de manter a proteção contra a pólio em dia. A doença, também conhecida como paralisia infantil, pode causar sequelas permanentes e deve continuar sendo levada a sério, mesmo sem circulação do vírus no Brasil há décadas.

Perguntas e respostas

O que muda na vacinação contra a pólio?
A partir de 3 de agosto, crianças de 4 anos passam a receber uma segunda dose de reforço com a VIP.

Como fica o esquema vacinal?
O esquema passa a ter cinco momentos: doses aos 2, 4 e 6 meses; primeiro reforço aos 15 meses; e segundo reforço aos 4 anos.

A VIP é a vacina da gotinha?
Não. A VIP é uma vacina injetável. A vacina oral contra a pólio, conhecida como gotinha, foi muito importante para manter o Brasil livre da doença, mas foi retirada do calendário de rotina em 2024. A mudança faz parte da atualização do esquema vacinal contra a poliomielite, com adoção da VIP em todas as doses, seguindo novas evidências científicas e recomendações para a erradicação global da doença. 

Quem deve receber o segundo reforço?
Crianças de 4 anos de idade.

E se a criança estiver com alguma dose atrasada?
A situação deve ser avaliada na sala de vacinação. Crianças com doses em atraso devem atualizar o esquema até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A família deve procurar o posto agora?
Não. A orientação é procurar a sala de vacinação somente a partir de 3 de agosto, quando a nova dose estará disponível para o público indicado.

O Ceará já tem vacina para essa atualização?
Sim. A Sesa informou que o Estado possui estoque na rede de frio estadual para iniciar a liberação das remessas aos municípios. Os primeiros envios estão previstos para julho.

Quantas crianças devem receber a dose no Ceará?
A estimativa mensal é de 9.991 crianças aos 4 anos de idade, conforme cálculo com base no Censo do IBGE.

O que levar no dia da vacinação?
O cartão de vacinação da criança. É por ele que a equipe de saúde avalia se há doses pendentes e orienta a atualização do esquema.

Por que a pólio ainda preocupa?
Porque a poliomielite é uma doença grave, que pode causar paralisia permanente. A vacinação é a principal forma de prevenção e ajuda a manter o Brasil livre da doença.

O cuidado com a pólio não é coisa do passado
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, marcou a vida de muitas famílias brasileiras antes da ampliação da vacinação. Em 1975, o Brasil chegou a registrar 3.400 casos da doença, segundo a Fiocruz.Causada por um vírus, a infecção pode começar com sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, vômitos e dores no corpo, mas, nos casos mais graves, atinge o sistema nervoso e pode deixar sequelas permanentes, principalmente nos movimentos das pernas.  

A doença também pode comprometer os músculos responsáveis pela respiração. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma em cada 200 infecções pode levar à paralisia irreversível e, entre as pessoas paralisadas, 5% a 10% morrem quando os músculos respiratórios são atingidos.

O Brasil confirmou o último caso de poliomielite em 1989 e recebeu, em 1994, a certificação de área livre da circulação do poliovírus selvagem. Esse resultado foi alcançado com vacinação. Por isso, manter o cartão de vacina atualizado continua sendo essencial para proteger as crianças e evitar que a doença volte a circular.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X